Retrato da família no sofá: Ryan (Thiago Martins), Camila (Jéssica Ellen), Danilo (Chay Sued), Lurdes (Regina Casé), Érika (Nanda Costa) e Magno (Juliano Cazarré) (Globo/Angélica Goudinho)

A mãezona que emocionou o Brasil está de volta, e, desta vez, para arrancar boas risadas do público. A icônica personagem vivida por Regina Casé poderá ser revista em ‘Dona Lurdes, O Filme’, comédia do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo, que chegou aos cinemas de todo o País no último dia 28.

Inspirado no livro ‘Diário da Dona Lurdes’, de Manuela Dias, trata-se de um spin-off da novela ‘Amor de Mãe’, também assinada por Manuela. O longa, com direção artística de Cristiano Marques e escrito por Manuela com Claudio Torres Gonzaga, mostra, de forma leve e divertida, como Lurdes, depois de enfrentar um período de tristeza quando os filhos saíram de casa, deu a volta por cima e passou a aproveitar ainda mais a vida.

Rodado entre novembro e dezembro de 2023, nos Estúdios Globo e em locações no Rio de Janeiro, ‘Dona Lurdes, O Filme’ é o segundo longa realizado pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo e o primeiro que faz uma experimentação nas salas de cinemas.

A ideia do roteiro surgiu quando a autora, Manuela Dias, percebeu que, após o desfecho de ‘Amor de Mãe’, a jornada de Lurdes poderia seguir com novos desdobramentos:

“A Dona Lurdes é uma personagem que extrapolou todos os limites da novela. Eu, como autora, fiquei com saudade dela e escrevi um livro depois que a novela acabou, o ‘Diário da Dona Lurdes’. Porque a trama acaba quando ela encontra o Domênico (Chay Suede), quando ela atinge seu objetivo. E o que vem depois? Eu imaginei os filhos indo embora e ela entrando na ‘síndrome do ninho vazio’. Mas, superado esse momento difícil, queria vê-la voltando a ser mulher, voltando a ser ela, se redescobrindo. Foi uma alegria muito grande quando o livro virou filme. Eu estava morrendo de saudade da Dona Lurdes!”.

Superação

Se em ‘Amor de Mãe’ a Dona Lurdes teve momentos de muito drama, tensão e emoção, com toques de humor, no caso do filme, o traço cômico da personagem é o que prevalece. Definido por Regina Casé como “uma comédia rasgada”, o longa mostra Dona Lurdes superando a melancolia da ausência dos filhos e se redescobrindo: passeando, viajando, entrando até em aplicativo de relacionamento.

“Por mais desafios que a Dona Lurdes tenha enfrentado na novela, ela nunca deixou de lado a esperança e o bom humor. Esses elementos, tão comuns a todos os brasileiros, serão novamente a marca dessa mulher poderosa. Ela vai reaprender e descobrir a vida em uma nova realidade, com os filhos já em suas vidas independentes. Vamos vê-la viajando, namorando, conhecendo novas pessoas. Estou entusiasmada com tantas possiblidades”, conta Regina Casé.

Com um elenco de peso e a trama que aborda uma fase da vida crucial na história de mães e filhos, ‘Dona Lurdes’ promete gerar identificação e cativar um público que vai além dos fãs de ‘Amor de Mãe’. “As pessoas podem esperar muita diversão, muita risada, um novo romance… Quem é familiarizado com a novela vai reencontrar a Lurdes e sua família, reviver momentos que foram abordados. E quem não assistiu, vai se identificar com esse personagem, que existe independente da novela. Vai poder assistir, se divertir e se encantar com essa mulher que está redescobrindo a vida e conhecendo novas possibilidades na maturidade”, destaca o diretor artístico, Cristiano Marques.

Para viver essas novas aventuras, a protagonista vai interagir com personagens inéditos, que serão interpretados por nomes como Arlete Salles, no papel de Zuleide, a vizinha que se torna amiga de Lurdes, Evandro Mesquita, o par romântico de Lurdes, além Maria Gal, que vive a Vânia, a feirante do bairro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here