Rio Branco, em Boa Vista (RR), em setembro de 2023 (Foto: Ronny Alcântara/Rede Amazônica/Arquivo)

A prefeitura de Boa Vista decretou estado de emergência em Boa Vista devida à forte seca e a estiagem que atinge Roraima. O decreto, que abrange as áreas da agricultura, Defesa Civil, Serviços Públicos e Meio Ambiente, foi assinado pelo prefeito Arthur Henrique (MDB) e publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (18).

Com a capital em situação de emergência, Roraima passa a ter 10 dos 15 municípios em situação de emergência. Atualmente, o estado enfrenta o período seco. Com a falta de chuvas, rios têm secado e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais e a vegetação.

Responsável pelo abastecimento de água potável na capital, o Rio Branco, principal rio de Roraima, atingiu a marca de 32 centímetros negativos, o menor menor nível registrado em 2024. A estiagem tem sido agravada pelo fenômeno El Niño, quando ocorre o aquecimento anormal do Pacífico equatorial.

Uma das metas do decreto de emergência é “viabilizar as condições de armazenamento de água potável em caixas d’água e cisternas para consumo humano” na capital.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here