A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, visitou Roraima nesta quarta-feira (13) e participou da 53ª Assembleia Geral dos povos indígenas do estado. O encontro ocorre no Centro Indígena de Formação Cultura Raposa Serra do (CIFCRSS), na região do Surumu, na Raposa Serra do Sol.
O evento se trata de uma reunião com lideranças indígenas e discute pautas como meio ambiente, marco temporal, e ações dentro do território. Este ano, o tema é “Terra, Identidade e Autonomia dos povos indígenas”. A programação iniciou na última segunda-feira (11) e segue até sexta-feira (14).
A ministra reafirmou o compromisso de combate à queimada e ao desmatamento. “O compromisso até o 2030 é o combate ao desmatamento. Fortalecer as políticas ambientais é um fator fundamental na proteção do meio ambiente. A maior parte dos biomas são preservados pelos povos indígenas”, disse.
– Os indígenas estão completa e redondamente enganados com essa ET oportunista.
– Se ela se preocupasse, efetivamente, com o meio-ambiente, não teria permitido que o marido fizesse contrabando de mogno da Amazônia, na época em que ela era ministra do meio-ambiente no segundo governo do ladrão de 9 dedos.
– A únbica preocupação dela é com o brilho da própria estrela. Tanto que, quando o ladrão não permitiu que ela brilhasse no PT, assim como ele fez com outros nomes petistas na época (ver Cristovam Buarque, Luiza Erundina, Victor Buaiz, Maria Luiza e outros), ela pulou fora para ser a grande estrela em outra agremiação.
– É uma oportunista descarada, demagoga e boquirrota.