O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente da Câmara de Amajari, Kleudison Wanderley, assinaram, neste domingo (3), um termo de cooperação técnica para implementar na cidade um núcleo de atendimento do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Esse foi o terceiro termo oficializado pelo ministro em Roraima desde sexta-feira (1°), quando Lupi assinou o mesmo protocolo de intenções de ampliação de atendimento junto à Assembleia Legislativa de Roraima. No sábado, houve a manifestação de interesse de implantar outro núcleo, desta vez em Pacaraima.
“É importante para a gente ter a previdência cada vez mais perto da população, e as câmaras e prefeituras são os órgãos de fácil acesso para o povo. Temos no município de Amajari uma grande população indígena que não tem acesso aos serviços da Previdência Social. Com o novo núcleo, vamos ensinar como apresentar a documentação via internet, responder às solicitações, ou seja, um serviço completo”, detalhou Carlos Roberto Lupi.
Com o termo, a Câmara de Amajari, assim como o Legislativo de Pacaraima e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), poderá receber a documentação necessária para protocolar solicitações de benefícios previdenciários. Ao INSS, caberá analisar os papéis e decidir sobre a concessão. O objetivo é, portanto, levar os serviços às comunidades mais distantes.
De acordo com o ministro, a Câmara de Pacaraima poderá receber solicitações de benefícios e encaminhá-las ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), responsável pela concessão. O espaço terá todo o sistema informatizado da Previdência, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços previdenciários.
“Vai ter um funcionário explicando e as pessoas vão poder dar entrada nos seus processos. Vamos colocar na Câmara uma internet via satélite para facilitar os atendimentos porque precisamos disponibilizar os serviços, mas dar estrutura para isso”, declarou o ministro, ao acrescentar que o Ministério da Previdência Social tem o intuito de chegar aos lugares mais distantes.