Nesta quinta-feira (29), o Governo Federal inaugurou a Casa de Governo em Boa Vista. Onze ministros vieram ao estado para celebrar a implementação dessa estrutura, estabelecida pelo Decreto 11.930/2024.
O deputado federal Duda Ramos (MDB) participou da visita ministerial e destacou a magnitude do investimento, afirmando que o aporte federal para 2024 foi de expressivos R$ 1,2 bilhão em crédito extraordinário.
”Essa quantia não apenas reflete o compromisso inabalável do Governo Federal em enfrentar desafios humanitários na Terra Indígena Yanomami, mas também evidencia a disposição em promover políticas públicas emergenciais e permanentes, conforme delineado no decreto”, salientou Duda Ramos.
Atuação Federal
A Casa de Governo, inicialmente concebida para coordenar a execução do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami, assume também um papel vital no funcionamento do estado na região. Ministros de diversas pastas, incluindo Educação, Saúde, Povos Indígenas e Direitos Humanos, uniram esforços para garantir uma abordagem integrada.
Durante a coletiva de imprensa da semana passada, a ministra Sonia Guajajara, responsável pela pasta dos Povos Indígenas, anunciou uma série de ações permanentes, incluindo a construção do primeiro hospital indígena em Boa Vista e a criação de um centro de referência contra desnutrição na região de Surucucu. Essas iniciativas, somadas à reativação dos seis polos-base no ano anterior, visam atender mais de 5 mil indígenas em mais de 75 aldeias no território Yanomami.
O deputado Duda Ramos esclareceu que as ações, aliadas ao histórico de atendimentos médicos, operações de segurança e garantia da aplicação de vacinas, reforçam o compromisso do Governo Federal “não apenas em preservar a saúde, segurança alimentar e cultura dos povos indígenas, mas também em garantir apoio abrangente a todos os cidadãos de Roraima”, destacou o parlamentar.