Marina Silva durante visita ministerial em Roraima. Foto: ascom/ MMA.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, falou nesta quinta-feira (29) sobre o cenário caótico de queimadas em Roraima, durante visita ministerial para a implantação da Casa de Governo que liderará as soluções para a crise Yanomami. O estado lidera o ranking de queimadas no Brasil. 

“Nós temos a maior estiagem dos últimos 24 anos em Roraima, além de uma combinação terrível que envolve o El Niño, incêndios criminosos e mudança do Clima. A maior parte dos incêndios ocorre em área estadual, nós estamos monitorando isso 24 horas”, disse a ministra.

Apesar da constatação das áreas, Marina informou que a recomendação do presidente da República é de que forneça condições ao governo de Roraima para o combate ao fogo.

“Nesse processo, o presidente Lula sempre nos orienta que não importa se o fogo está em área federal ou estadual, e uma boa parte ocorre em área estadual, nós não medimos esforços para combatê-lo”.

A ministra ainda fez um alerta sobre a ação humana contra a natureza e os revezes dessa combinação de fatores.

“Nos mudamos o clima da Terra, e isso vai piorar cada vez mais. O desafio é enorme e precisamos do apoio de todos para conter o desmatamento e as queimadas, para que a gente não veja o nosso povo sofrendo”, finalizou.

Autorizações para queimadas

Um estudo divulgado pelo Greenpeace e exibido pelo Jornal Nacional do último dia 23/02, aponta a relação direta entre o aumento no número de queimadas e a liberação de 55 autorizações para queimadas pelo governo do Estado.

O governo declarou, em nota,  que a alegação não procedia, pois “a maioria das autorizações expedidas pelo órgão não foram utilizadas”. Disse ainda que a maioria dos incêndios são de incêndios florestais.

A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (Femarh) informou que “todas as autorizações de queimadas foram automaticamente suspensas para qualquer período”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here