Foto: Exército Brasileiro

Na noite da última quinta-feira (15), o Comando Operacional Conjunto Catrimani resgatou uma criança indígena atacada por cobra-coral. Ela foi levada de Surucucu para Boa Vista, em apoio logístico humanitário na Terra Indígena Yanomami.

A ação das Forças Armadas ocorreu mediante solicitação de apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena. A menina picada por cobra-coral foi acompanhada por seu responsável e transportada por evacuação aeromédica no helicóptero HM-1 Pantera, do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx).

Um médico da Secretaria Especial de Saúde Indígena acompanhou todo o resgate. Ao chegar na Base Aérea de Boa Vista, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transferiu as crianças para atendimento médico especializado.

A comunidade indígena fica a 270 quilômetros de distância da capital, em área de difícil acesso por via terrestre, o que destaca a importância da pronta resposta médica por meio do transporte aéreo.

Essa é a segunda evacuação aeromédica realizada neste mês de fevereiro. No dia 7, três crianças indígenas com malária foram levadas para atendimento médico em helicóptero HM-1 Pantera do 2º Batalhão de Aviação do Exército. A presença da aeronave na região fortalece a prontidão permanente da Aviação do Exército junto aos povos originários.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here