A prefeitura de Uiramutã, município ao Norte de Roraima, decretou situação de emergência por conta de estiagens nos poços de água que abastecem a cidade. O decreto foi assinado pelo prefeito do município, Tuxaua Benisio (Rede) e publicado no Diário Oficial (DOM) nesta quinta-feira (15).
De acordo com a publicação, os poços de água utilizados para consumo residencial “estão com seus níveis de água muito baixos ou esgotados” e quando disponível a água é descrita como salobra — quando a água mais sais dissolvidos que a água doce e menos que a água do mar.
Uiramutã é o município mais indígena do Brasil e é onde fica localizado o território que compreende a Raposa Serra do Sol. Comunidades indígenas no local já registram perdas ou diminuição da sua produção agrícola, diz a prefeitura.
O prefeito também cita o fenômeno El Niño para destacar que a região enfrenta um “significativo incremento nos focos de calor, resultando em incêndios florestais que impactam severamente a agricultura familiar, as áreas de pastagem e a criação de gado nas comunidades indígenas”.
Roraima registrou 994 focos de calor de janeiro até esta quinta-feira (15), de acordo com dados do Instituto nacional de pesquisa espaciais (INPE).
Com o decreto, fica concedido a autorização para a mobilização integral de todos os órgãos municipais, que deverão operar junto com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil em resposta ao que a prefeitura classificou como “desastre”.
Também concedeu autorização para a convocação de voluntários que atuem no combate em resposta aos prejuízos causados pela seca.