Foto: Reprodução/Instagram @leonardodicaprio

O ator norte-americano Leonardo DiCaprio também está em clima de carnaval, mas não se esquece do ativismo ambiental ao qual vem se dedicando nos últimos anos. Numa publicação feita na noite desta segunda-feira (5) em seu perfil no Instagram, ele falou sobre a importância da preservação de terras indígenas no Brasil e destacou o samba-enredo da escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro, que ‘é dedicado à defesa dos Yanomami’.

“O ritmo do samba pulsa para ajudar a proteger o maior grupo indígena da Amazônia que vive em relativo isolamento – o povo Yanomami”, diz o texto publicado pelo ator. “Durante anos, o povo Yanomami sofreu violência brutal de garimpeiros e seus financiadores. A mineração ilegal contaminou suas águas e levou a uma crise humanitária de desnutrição, malária, pneumonia e outras doenças que aumentaram as taxas de mortalidade infantil”, continuou DiCaprio.

A postagem é ilustrada com um vídeo mostrando belezas da Amazônia e o grupo indígena que vive no local. O samba-enredo do Salgueiro em 2024 homenageia o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, mortos em 2022, no Vale do Javari, terra indígena localizada nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará, no oeste do estado do Amazonas.

“Em meio a essa tragédia, os brasileiros convidam o mundo a se unir e celebrar a riqueza da cultura Yanomami e sua capacidade de resistência. A Rewild é uma apoiadora comprometida com os Yanomami e está entusiasmada em participar dessa celebração da resiliência e do ativismo indígena diretamente do coração da floresta amazônica”, finaliza.

Nos comentários, internautas elogiaram a atitude do ator. “O samba e a escola de samba sendo nobre em seu papel de defesa pelas raízes! Cultura e educação alinhadas para a voz de transformação do nosso povo! Viva a arte! Manifesto!”, escreveu um seguidor. “Nós brasileiros sempre lutaremos, cantaremos e enfrentaremos desigualdades. O Salgueiro é incrível e os Yanomami protegem territórios maiores que muitos paíse”, opinou um outro perfil.

Veja abaixo a publicação completa:

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here