Imagens: Reprodução/Redes sociais

O Jornal Nacional desta segunda-feira (5) denunciou o número de bebês que morreram na maior maternidade de Roraima em 2023: foram 171, o maior dos últimos dez anos e quase 70% superior ao registrado em 2022. Funcionando há quase três anos debaixo de tendas que antes atendiam pacientes com Covid, a maternidade Nossa Senhora de Nazareth é atualmente chamada pela população local de “maternidade de lona”.

O número expressivo de mortes preocupa o Ministério Público de Roraima, que acompanha a situação da “maternidade de lona” e tem cobrado do governo agilidade para a conclusão do prédio da maternidade, em reforma desde junho de 2021. Em março, um acordo firmado entre o governo e o MP previa que as obras fossem concluídas em um ano, o que não aconteceu. Enquanto isso, a unidade custa mensalmente aos cofres públicos, mais de R$ 1 milhão.

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, só nos últimos dois anos (2022 e 2023), realizou mais de 19,7 mil partos de crianças filhos de pais brasileiros e venezuelanos. Deste total, 9.880 partos ocorreram em 2022, e 9.901 partos em 2023, sendo 6.139 normais e 3.762 cesarianas. A unidade é a única do Estado na assistência especializada em partos e no período pós-parto.

Segundo a Sesau, em 2023 0,9% dos bebês morreram na unidade, um número considerado abaixo da média nacional. A unidade informou que realizou ainda realizou 925 curetagens, que são procedimento médico recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here