Diante das recentes mudanças para o fortalecimento da Atenção Primária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) inicia a implantação da Central Municipal de Regulação de Consultas e Exames em Boa Vista. Com a nova medida, os agendamentos de consultas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) serão descentralizados a partir de 1o de fevereiro deste ano.
A central é uma medida que vai facilitar o processo de agendamentos para usuários com idade a partir de 29 dias de vida até 15 anos, 11 meses e 29 dias. De acordo com diretor do Departamento de Controle, Avaliação e Regulação, Nasser Sampaio, a ação vai facilitar o acesso aos serviços especializados.
“Pais e responsáveis por crianças que moram em bairros mais distantes do hospital não precisarão mais se deslocar até a unidade para fazer agendamentos de consultas especializadas. Ao sair da avaliação médica, ainda na Unidade Básica de Saúde (UBS), o usuário terá a consulta agendada com data, horário e profissional, conforme a disponibilidade de vagas no sistema”, disse.
Com a mudança, o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital da Criança passa a agendar apenas interconsultas, retornos ambulatoriais e retorno de pacientes egressos, ou seja, crianças na pós-alta hospitalar. Neste primeiro momento, a medida atende apenas a unidade infantil. Outras sedes da atenção especializada, como Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (CPCOM), serão beneficiadas ao logo do ano.