O governador Antonio Denarium (Progressistas) nomeou Jaffé Oliveira como secretário de Cultura do Estado. O decreto está no Diário Oficial do Estado do dia 3 de janeiro.
Jaffé atuava anteriormente como adjunto e a pasta estava sem titular desde a saída de Shérisson Bruno Oliveria, irmão da ex-deputada Shéridan. O ex-secretário saiu da pasta após denúncia de agressão contra a ex-mulher.
À época, o governador manteve Shérisson na Secretaria. No entanto, após pressão do setor e de 24 instituições emitirem nota de repúdio, ele decidiu pela exoneração.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tem sido alvo de denúncias na imprensa. Desse modo, no dia 23 de novembro, o segmento artístico de Roraima se mobilizou para cobrar posicionamento do Estado em relação à demora no lançamento dos editais da lei de incentivo à cultura Paulo Gustavo (LPD).
A preocupação dos artistas era de que, caso o recurso não fosse investido a tempo e a verba voltasse para os cofres da União.
“Se não investirmos esse recurso que chegou para o Governo do Estado, ele pode ser devolvio para os cofres da União. Portanto, nós precisamos avançar em relação a esses prazos”, destacou presidente da Associação Roraimense de Cinema e Produção Audiovisual Independente, Éder Rodrigues.
Para executar os investimentos da Lei Paulo Gustavo, a Secult contratou então uma empresa por quase R$ 1 milhão. A gestão estadual recebeu R$ 19,4 milhões do Governo Federal em maio do ano passado.