A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) informou neste domingo (30) que dos 601 presos que receberam o benefício da saída temporária de natal, 16 não retornaram ao sistema prisional e são considerados foragidos. Entre eles, 11 são venezuelanos.
Ainda segundo a Sejuc, os foragidos estão sendo procurados pelas forças de segurança do estado. A população pode colaborar com denúncias anônimas pelo WhatsApp pelo número (95) 99131-4165 ou pelo instagram, basta procurar o usuário @dicap.rr e iniciar uma conversa privada. A identidade do denunciante será mantida em absoluto sigilo.
Saída temporária
A saída temporária de natal é um direito previsto na Lei de Execução Penal, que permite que os presos que cumprem pena em regime semiaberto possam passar alguns dias fora da prisão, em datas comemorativas, como o natal e o ano novo. O objetivo é favorecer a ressocialização e o convívio familiar dos detentos.
Para ter acesso ao benefício, os presos devem atender a alguns requisitos, como bom comportamento, cumprimento de pelo menos um sexto da pena, autorização do juiz da vara de execuções penais e compromisso de retornar à unidade prisional no prazo estipulado.
Confira a lista de foragidos: