Foto: Ascom/ PCRR.

Dados da Delegacia Virtual (Devir) da Polícia Civil de Roraima (PCRR) apontam que os registros mais realizados pela plataforma nos últimos dois anos são relativos ao extravio ou perda de documentos ou objetos. Em 2023, foram registrados  4.630 boletins de ocorrência (B.Os) e, no ano anterior, 4.930.

Na lista dos cinco tipos de ocorrências mais registrados nos últimos dois anos, de acordo com os dados da PCRR, o de Perda de Documentos lidera, seguido de Estelionato em segundo lugar, com 1.967 B.Os registrados este ano e 2.109 no ano passado.

Além disso, o registro de furtos está em terceiro lugar, com 1.611 comunicados em 2023 e 1.393 em 2022. Em quarto lugar está o crime de Acidente de Trânsito Sem Feridos, com 1.425 registros em 2023 e 1.160 registros em 2022. Por último, em quinto lugar, Outros Fatos Atípicos (que não são considerados crimes) com 616 registros, tanto em 2023 como em 2022.

Ao mesmo tempo, crimes como Estupro, Extorsão, Falsidade Ideológica, Abandono de Incapaz, Assédio Sexual; entre outros, tiveram baixos índices de registro em 2023 e 2022, alguns com apenas um registro online.

Para a delegada-geral em exercício da PCRR, Darlinda de Moura Viana, o alto índice de registros de perdas ou extravios de documentos ocorre devido à comodidade do registro online.

“A burocracia para registrar pessoalmente o boletim de ocorrência referente a perda de um documento é, muitas vezes, considerada desnecessária pelas pessoas. É melhor registrar no conforto de sua casa, por exemplo. Já os demais crimes, no qual muitas vezes se precisa de perícia ou algo do tipo, têm baixos índices de registro online, pois as pessoas preferem ir à Delegacia”, detalhou a delegada.

Ela destacou ainda um pequeno aumento no total de registros feitos virtualmente quando comparados os períodos de 2023 e de 2022.

Em 2022 foram registrados o total de 13.315 e, até o dia 23 de dezembro deste ano, foram registrados 13.528 registros, mostrando um pequeno aumento de 213 registros a mais pela plataforma da Devir.

“Percebemos que a população tem utilizado sim nosso atendimento online e mantido o grau de confiança. Nossos números internos também mostram que todos os boletins registrados têm tido respostas dentro do prazo máximo de 24h […] Apesar de não ser uma delegacia física, nós temos um local de funcionamento e agentes de Polícia para receber e dar prosseguimento a toda e qualquer ocorrência registrada, após o despacho do delegado”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here