Torres do Linhão de Guri, na Venezuela. Foto: arquivo/ANEEL

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira, (19), a retomada da importação de energia elétrica da Venezuela para Roraima, único estado do país sem ligação com o Sistema Interligado Nacional (SIN), com uso de recursos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).

Após quatro anos de interrupção, a medida era necessária para que o Brasil pudesse reiniciar as operações junto ao país vizinho.

“É de responsabilidade da Aneel autorizar o enquadramento dos empreendimentos na sub-rogação dos benefícios do rateio da CCC [Conta de Consumo de Combustíveis] e os respectivos valores a serem reembolsados pela Câmara de Comercialização de energia Elétrica (CCEE). Durante a deliberação do tema, em reunião extraordinária, a diretoria colegiada da Aneel aprovou ainda as condições de acesso ao sistema elétrico brasileiro por parte da Âmbar Comercializadora de Energia, agente autorizado pela Ministério de Minas e Energia (MME) a importa energia proveniente da Venezuela. A deliberação estabelece os encargos relacionados à conexão e uso das instalações de transmissão em Roraima”, disse a agência em comunicado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here