O deputado Duda Ramos (MDB-RR) usou a tribuna da Câmara dos Deputados esta semana para denunciar as manobras do Governo de Roraima, mediante a má aplicação de recursos públicos. Para o deputado, após sua cassação, o governador Antonio Denarium (PP) tem manobrado o orçamento público estadual em benefícios escusos. O parlamentar acusa o governador de tentar segurar o resultado de suas cassações junto à instância superior.
“Nós temos hoje uma situação complicada: temos um governador cassado, e não é cassado por um processo, mas por dois. E esse governador tem feito uma corrida desesperada para roubar o dinheiro público. E ele não esconde de ninguém que esse dinheiro é para segurar a sua cassação aqui em Brasília, desrespeitando a maior corte eleitoral deste país”, disse Duda.
“Só para vocês terem uma ideia, depois da cassação este ano, já foram licitados R$ 3 bilhões em Roraima para um estado que tem R$ 6 bilhões de orçamento anual. Se formos comparar com o mesmo número de licitações do ano passado, é três vezes [maior] o valor deste ano de 2023, depois da cassação”, comparou o deputado.
“Hoje Roraima tem a pior saúde do Brasil. Nós temos a frente da secretaria de saúde uma secretária que este ano foi surpreendida com uma operação da Polícia Federal na sua casa, por o seu marido ser acusado de superfaturar 90% do oxigênio dos Yanomami. Temos hoje uma maternidade de lona, com pais sofrendo ali vendo suas esposas terem seus filhos, muitas vezes, em cima de uma cadeira de plástico, sem nenhuma dignidade”, denunciou Duda Ramos.
Cassações
O governador foi cassado duas vezes este ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). No primeiro processo, Denarium foi condenado em agosto a perda do cargo por distribuição de cestas básicas durante a campanha de 2022.
No segundo processo perdido, Antonio Denarium foi cassado por executar reformas nas casas de eleitores roraimenses, por meio do programa “Morar Melhor”, em 2022 — ano de eleição.
Ele permanece no cargo enquanto recorre das decisões, até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analise os processos.
– O Deputado Duda Ramos está advogando em causa própria. Todo mundo sabe que ele tem pretensões políticas maiores começando por ser o Gestor Municipal de Boa Vista.
– Assim, qualquer um que seja grande lhe serve de impecilho, até porque, até agora, ainda não disse a que veio no Congresso Nacional.