Analistas Ambientais da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama, realizaram em novembro último, uma vistoria técnica de acompanhamento das obras de implantação da Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista. O empreendimento possui 721km de extensão, tem como objetivo principal a interligação do estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional, e é objeto da Licença de Instalação n. 1400/2021, válida até 28/09/2027.
“É um projeto estratégico para a qualidade de vida e segurança energética para as pessoas em Roraima.” Palavras do Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.
A vistoria permitiu um acompanhamento das atividades de supressão de vegetação nativa, necessárias para a instalação do projeto, e as respectivas medidas de prevenção e mitigação de impactos, exigidas no licenciamento ambiental, como por exemplo o resgate de germoplasma e ações de afugentando e resgate de fauna, que devem ser executadas por equipe de especialistas, antes, durante e após a abertura das áreas.
Também foi objeto da equipe do Ibama, a vistoria em 4 cavidades naturais subterrâneas encontradas pelos trabalhadores do empreendimento. A partir das informações coletadas, o Ibama avaliará a necessidade de adoção de medidas adicionais de prevenção de impactos, podendo inclusive exigir a alteração de traçado, caso se necessário.