Escritora Zanny Adairalba. Foto: divulgação.

Com a obra intitulada “Bravas Negras Brasileiras”, a escritora Zanny Adairalba foi uma das ganhadoras do Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres. Seu trabalho foi um dos 61 textos selecionados entre 2.619 inscrições recebidas pela iniciativa do Ministério da Cultura. Além de Zanny, apenas outras três autoras do Norte foram premiadas.

O Prêmio Carolina Maria de Jesus comemora a potência da produção literária feminina no país, com premiadas em todos os gêneros literários. Das 61 selecionadas, três são do Centro-Oeste (4,92%); 12 do Nordeste (19,67%); quatro do Norte (6,56%), 32 do Sudeste (52,46%) e 10 do Sul (16,39%).

A obra “Bravas Negras Brasileiras – Presente! – Mulheres que mudaram a história do Brasil” é composta por textos escritos em formato de literatura de cordel que apresentam a história de figuras como Dandara dos Palmares, Aqualtunes e Teresa de Benguela, revelando a grandiosidade de suas contribuições quase que completamente esquecidas nos registros históricos do país.

Conforme Zanny, a intenção é visibilizar a trajetória destas mulheres extraordinárias e colaborar para que sejam reconhecidas as como peças fundamentais na construção da identidade nacional brasileira. Além disso, as narrativas buscam não apenas retratar eventos históricos, mas também resgatar e preservar a rica ancestralidade que permeia suas trajetórias.

Zanny Adairalba vive em Roraima desde os anos 1990 e publicou o seu primeiro livro em 2011. Autora de livros de poesia, literatura de cordel e peças teatrais e ganhadora de vários prêmios nacionais e internacionais, afirma que é sempre uma felicidade representar o estado e a Região Norte com a sua literatura.

“É imensamente gratificante receber o reconhecimento de um prêmio literário tão relevante para a história da literatura feminina brasileira. Para mim, mais do que uma conquista pessoal, é uma oportunidade única que estou tendo de contribuir com questões que envolvem uma reparação histórica extremamente necessária. Ao apresentar as histórias dessas mulheres incríveis, este livro busca resgatar muitos dos nomes que foram quase que completamente apagados ao longo do tempo, além de fortalecer outros que se mantém atuantes. Mas a ideia principal é garantir que as próximas gerações tenham acesso às contribuições significativas dessas mulheres extraordinárias”, conta Zanny.

A AUTORA – Possuidora do título de Mestra da Cultura Popular, concedido pelo Ministério da Cultura em 2017; dramaturga, compositora e poeta, Zanny Adairalba é autora de 9 livros poéticos, três peças teatrais, 32 livretos de cordel e mais de 50 canções folclóricas gravadas pelo Movimento Quadrilheiro de Roraima. Também possui diversas composições premiadas em festivais e mostras de música do estado, além de prêmios locais, nacionais e internacionais por seus textos literários.

Dentre estas seleções destacam-se a da terceira edição do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – Antologia 200 Anos de Independência/categoria poesia, realizada pela Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal em 2022. Outra é a do edital Funarte de Dramaturgia 2021, com a peça “Maria Felipa de Oliveira”, que aborda a história de uma personagem real que organizou e colaborou ativamente em confrontos militares no estado da Bahia durante o período de consolidação da independência do Brasil.

Em 2015, com a peça “Chegança – O cordel do bem-querer”, recebeu o 1º lugar no projeto internacional de dramaturgia feminina La escritura de las diferencias – Capítulo Brasil. A peça é uma comédia romântica destinada ao público infanto-juvenil e foi publicada numa coletânea produzida em Havana, Cuba.

Também é co-autora do primeiro Auto de Natal de Roraima. O texto cordelizado, intitulado “Caimbé de Natal – O Auto de Macunaima”, foi encenado por três anos consecutivos em igrejas e praças públicas durante os festejos natalinos promovidos pela Prefeitura de Boa Vista.

De família nordestina, Zanny nasceu em Manaus, cresceu em Pernambuco e viveu no Rio de Janeiro e em São Paulo antes de vir para Roraima, onde realiza ações de incentivo à leitura e à literatura desde 2009. Suas atividades podem ser acompanhadas no perfil @zannyadairalba (https://www.instagram.com/zannyadairalba/). As obras da autora podem ser encontradas em formato digital na Amazon (https://amzn.to/47MrhwD).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here