Foto: arquivo/Sesc RR

Roraima teve três bibliotecas comunitárias e espaços de leitura selecionados no edital Prêmio Pontos de Leitura 2023: o Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel e a Biblioteca Comunitária Apuí, de Boa Vista, bem como a Biblioteca Ayshama, de Rorainópolis. Ao todo, serão 300 premiados em todo o País com o valor bruto de R$ 30 mil cada um.

O resultado foi divulgado em novembro. O edital tem como objetivo reconhecer e premiar bibliotecas comunitárias que desenvolvam ações de promoção da leitura em contextos urbanos e rurais e que tenham atingido povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira. Os recursos poderão ser utilizados para a compra de livros, acervos multimídia, equipamentos e materiais de consumo, além de ações de formação.

“Foi uma felicidade ver pela primeira vez três iniciativas de Roraima selecionadas em um edital nacional”, declarou o escritor Aldenor Pimentel, gestor do Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes que leva o seu nome. “Felicidade maior foi ver que um dos selecionados é de Rorainópolis. Essa descentralização do investimento é importantíssima”, complementou.

O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, criado em 2015. O espaço fica no bairro Nova Canaã e realizou, desde sua criação, atividades como projetos de incentivo à leitura e à literatura, festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here