Linhas de transmissão de energia, energia elétrica

Na próxima terça-feira (5) ocorrerá audiência pública na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários da Câmara dos Deputados, com intuito de discutir e buscar os devidos esclarecimentos sobre o novo contrato de importação de energia elétrica através do Complexo de Guri, na Venezuela, para o Estado de Roraima.

O deputado roraimense Defensor Stélio Dener é o autor do requerimento, que propõe a realização de Audiência Pública conjunta com a Comissão de Minas e Energia.

“Esse novo contrato de fornecimento de energia da Venezuela traz grande preocupação para Roraima. E essa inquietação decorre justamente do histórico do contrato anterior, que foi interrompido por conta da ineficiência e baixa qualidade da energia fornecida. Foram mais de 200 apagões em um período de 4 anos. O contrato que era para ser finalizado em 2021, foi encerrado em 2019 por essa grande instabilidade”, disse.

A reunião terá como convidados o Ministro de Minas e Energia, Sr. Alexandre Silveira, o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Sr. Luiz Carlos Ciocchi e o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sr. Sandoval de Araújo Feitosa Neto.

“A realização da audiência pública vai de encontro a necessidade de garantir aos consumidores roraimenses os devidos esclarecimentos sobre o novo contrato de importação de energia. Queremos transparência e, sobretudo, segurança de que os consumidores terão uma energia de qualidade e eficiente. É inadmissível que o Estado ainda enfrente essa realidade para garantir seu desenvolvimento econômico e fortalecimento regional”, afirmou o deputado.

A retomada da importação de energia da Venezuela foi viabilizada por um decreto presidencial assinado em agosto. Roraima é o único estado brasileiro que não está no Sistema Interligado Nacional, e tem seu suprimento energético feito por meio de termelétricas a óleo diesel, que é mais cara e mais poluente.

1 comentário

  1. – Esta propositura é de tal forma estapafúrdia que não merece ser discutida nem em curral de asininos.
    – A Venezuela de hoje não consegue gerar energia sequer para suprir a demanda interna, como, então, irá fornecer energia a Roraima?
    – Além do mais, todos sabemos da péssima qualidade da energia que a venezuela produz, com constantes e imensas variações de tensão, apagões, etc, isso sem mencionar o humor do ditador Nicolás Maduro, como ocorreu em anteriores oportunidades.
    – Não bastasse tudo isso, o Brasil é signatário, integrante e fundador do Bloco do Mercosul que exige que todos os que tenham contato com o Bloco sejam rígidos observadores das disposições inerentes ao estado democrático de direitos aos Direitos Humanos, o que não acontece, nem uma coisa ou outra, na venezuela.
    – Se assim não fosse, o Brasil, Colombia, Peru, Bolívia e alguns outros países Sul-Americanos não estariam lotados de venezuelanos, eis que quase a metade da população se mandou para fugir da perseguição do ditador bolivariano.
    – Mereceria um sumário NÃO!
    – Audiência pública para isso é desperdício de dinheiro e tempo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here