Foto: divulgação

Uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) desmontou um porto logístico de apoio ao garimpo ilegal no rio Uraricoera, próximo a Terra Indígena (TI) Yanomami. A ação ocorreu na sexta-feira (3) e contou com 25 agentes públicos, três aeronaves e seis viaturas.

Foram encontradas e apreendidas armas, cassiterita, 38 gramas de ouro e equipamentos de internet móvel. Os agentes chegaram ao local, conhecido como Porto do Arame, e destruíram dois acampamentos construídos exclusivamente para o apoio logístico ao garimpo. E ainda, duas balsas com motores e dragas e 17 lanchas com motores de popa, utilizadas no transporte de materiais e pessoas ao interior da TI.

A Operação Xapiri iniciou em fevereiro de 2023. De forma continuada, visa eliminar o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A ação criminosa gerou uma crise emergencial ambiental e social, refletindo em problemas graves de saúde entre os povos indígenas da região.

O garimpo ilegal, além de gerar o desmatamento das áreas de preservação, deixa um rastro de miséria e violência aos moradores das TIs e áreas próximas. Também causa problemas ambientais, como a poluição dos rios por sedimentos advindos da mineração e pelo mercúrio, utilizado na extração de ouro ilegal que causa severos danos neurológicos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here