É celebrado neste sábado, 28, o Dia do Servidor Público. E quando o assunto é respeito e valorização profissional, a Prefeitura de Boa Vista dá o exemplo. Isso porque em pouco mais de dois anos e meio de gestão do prefeito Arthur Henrique, já foram vários avanços, entre progressões, promoções, reajustes salariais, capacitações, novos servidores empossados e muito mais.
Atualmente, o quadro de profissionais do município é de 10.296, sendo 8.730 efetivos, o que representa 84,79% e 1.566 comissionados – 15,21%. Além desses, há também os “celetistas”, que atuam dentro do regime CLT. Em setembro deste ano, Arthur sancionou o projeto de lei sobre a organização do quadro geral e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores efetivos da Administração Direta do município.
A lei concede reajuste salarial, define jornada de trabalho de 30 horas semanais, além de outros benefícios para quase 3 mil trabalhadores. Vale destacar que a proposta não modifica a situação dos servidores municipais que possuem o seu próprio PCCR. Já estão aprovados e em vigor os seguintes: Educação, Procuradoria, Emhur, Fetec e Administrativo.
“Uma das marcas da minha gestão é o respeito e a valorização do servidor municipal, que com muita dedicação trabalha para atender, com qualidade, a nossa população. Foram muitas conquistas até agora, com foco no fortalecimento da nossa política de valorização do servidor que, a cada dia, está mais consistente. É uma forma de agradecermos o trabalho de cada profissional e motivá-los a continuar prestando um serviço de excelência”, explicou o prefeito Arthur Henrique.
Servidor municipal com muito orgulho!
Giovanna Freitas é servidora municipal efetiva há cerca de cinco anos. Ela afirmou que teve a oportunidade de acompanhar inúmeros projetos relacionados a valorização dos servidores municipais, a exemplo da possibilidade de vender 1/3 das férias, licença prêmio, ampliação de benefícios já existentes como auxílio e gratificações, além de várias ações por meio do programa Servidor de Valor.
“Outro privilégio que é necessário enaltecer enquanto servidora efetiva gestante é a possibilidade de usufruir a licença maternidade estendida pelo período de 7 meses, política pública que torna o município um destaque quando o assunto é proteção à maternidade e infância. É muito importante ter 30 dias a mais para fortalecer o vínculo mãe-bebê e dedicar mais tempo à introdução alimentar, que inicia no 6º mês. Essa é mais uma das medidas que demonstram o compromisso da gestão com os servidores municipais”, explicou Giovanna.
Política de valorização do servidor
Já o servidor Renato Martins completou 15 anos de trabalho na prefeitura em agosto deste ano. Para ele, toda essa trajetória é repleta de aprendizado e, principalmente, conquistas. “Uma das principais coisas que destaco é a estabilidade que o concurso público traz. Além disso, para mim como profissional é extremamente importante servir a população. Quero parabenizar a política de valorização do servidor nesses últimos dois anos de gestão do prefeito Arthur”, disse.
Renato falou, ainda, sobre o programa Servidor de Valor, que proporcionou diversos benefícios. “Temos vários benefícios em diversas áreas, com convênios entre a Prefeitura e instituições privadas. A gestão oferece cursos de capacitação, para que o servidor se aperfeiçoe, assim melhorando a qualidade do atendimento à população. Trabalhamos em ambientes completamente confortáveis e seguros, equipamentos novos e modernos. Assim, temos as melhores condições de trabalho no nosso dia a dia”, complementou.
Confira alguns benefícios:
• Reajustes Salariais
• 9,02% a contar de outubro de 2021;
• 10,15% a contar de janeiro de 2022 para os servidores custeados pelo FUNDEB e de agosto de 2022 para os demais servidores municipais.
• Venda de Licença-Prêmio
• Venda de Férias
• Auxílio-Refeição para servidores com jornada superior a 6h
• Ampliação do pagamento do Auxílio-Transporte a todos os servidores municipais
• Ampliação do valor do Auxílio-Fardamento para Guardas Municipais e Agentes de Trânsito
• Pagamento regular de Progressões e Promoções
• Redução da carga horária para servidores do Social e da Saúde
• Incorporação de Décimos
• Ampliação das hipóteses de percepção da Gratificação de Incentivo à Docência (GID)
• Acréscimo da GID no valor da hora-aula
• Criação da Gratificação de Atividade em Educação Especial – GAEE
• Criação da Gratificação de Produtividade