Aeroporto Internacional de Boa Vista. Foto: Roraima 1

A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia anuncia a próxima fase das obras no Aeroporto de Boa Vista, com intervenções profundas na pista de pousos e decolagens visando garantir a continuidade operacional, a segurança e o aumento da capacidade do aeroporto.

Para esta etapa essencial, será necessário fechar parcialmente a pista. As operações da aviação geral (táxis aéreos, transporte aeromédicos, entre outros) não serão impactadas. A aviação comercial será suspensa em quatro etapas, sendo a primeira delas no período de 19 a 22 de janeiro de 2024.

A malha aérea já está sendo adequada com a devida antecedência. Ressaltamos que este planejamento é fruto de alinhamento prévio com as companhias aéreas e diversas instituições públicas e privadas. Esta comunicação reflete o compromisso de todos os elos com a transparência permitindo que a população possa programar adequadamente suas viagens.

Importante destacar que, inicialmente, a suspensão das operações para a realização das obras aconteceria por 16 dias seguidos, com fechamento completo da pista devido à complexidade da obra. Porém, uma reformulação do planejamento possibilitou a liberação para aviação geral e separar o período em etapas de quatro dias seguidos cada (de sexta a segunda). Tomou-se o cuidado de liberar operações comerciais no período pré e pós-Carnaval, pela alta demanda. A definição dos dias para as intervenções levou em consideração os dias que concentram o menor movimento na semana.

O pacote de intervenções permitirá resolver, de forma definitiva, as questões ligadas às limitações na pista do aeroporto. Possibilitará receber aviação de grande porte e processar, ao mesmo tempo, voos domésticos e internacionais. Com isto, teremos a infraestrutura necessária para atrair novos voos para Boa Vista, objetivo da concessionária. As medidas permitirão, também, que o aeroporto receba a certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), fato inédito em Roraima.

Estão em andamento ainda as obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros. No segundo semestre de 2024, o Aeroporto de Boa Vista terá o dobro do tamanho atual, com ampliações expressivas da sala de embarque e área do saguão de desembarque, restituição de bagagens, praça de alimentação mais moderna e totalmente remodelada. São previstas adequações no estacionamento de veículos e nas estruturas de apoio, modernização do sistema de ar-condicionado, estação para tratamento de efluentes e iluminação, entre outros, permitindo mudanças positivas para toda a população.

O novo desenho vai permitir que o aeroporto continue apresentando crescimento dos índices de tráfego de passageiros, conforme apontado nos últimos balanços realizados pela empresa.

A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia conta com a compreensão dos usuários durante esse momento, necessário para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária em toda a Amazônia e reforça o objetivo de entregar à população um aeroporto mais funcional, moderno, eficiente e seguro.

Confira as datas das etapas:

Janeiro – 19 a 22 e de 26 a 29

Fevereiro – 2 a 5 e de 23 a 26

Sobre as obras

Todas essas medidas operacionais fazem parte do cronograma de obras previsto no Contrato de Concessão do Aeroporto de Boa Vista e foram iniciados em abril de 2023 e devem seguir até o segundo semestre de 2024.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here