Frame: reprodução.

A casa de uma professora indígena do povo Macuxi, que fica na Comunidade Vista Alegre, na região de São Marcos, em Pacaraima, foi completamente destruída após um incêndio no último domingo, 8. Não houve feridos e a suspeita é que o ato tenha sido criminoso. Indígenas gravaram um vídeo que mostram as chamas cobrindo a casa quase que por completo.

Veja abaixo:

O incêndio teve início na manhã de domingo, 8. O fogo queimou utensílios de cozinha, motor, fogão, botijão de gás, redes e até as telhas da casa. As paredes e, possivelmente, a estrutura da residência também foram comprometidas.

O incêndio só foi controlado no início da tarde, após a ajuda de moradores da comunidade. À reportagem, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informou que não foi acionado para atender a ocorrência.

Recorrente
Foi a segunda ocorrência de incêndio em comunidades indígenas de Roraima no período de uma semana. Na segunda-feira, 2, telhados de palha das casas da comunidade indígena Murirú, na região da Serra da Lua, em Bonfim, no interior de Roraima, pegaram fogo.

Em vídeos e imagens compartilhados nas redes sociais, os moradores mostraram a situação dos locais. Durante a manhã de segunda, as casas da comunidade estavam em chamas por conta do telhado que é feito de palha seca.

O fogo foi contido pelos próprios moradores e as duas casas foram completamente destruídas. Apesar disso, as chamas não chegaram a atingir outros locais da comunidade. À reportagem, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informou que não foi acionado para atender a ocorrência.

Chamas
O Painel do Fogo, do Cenispam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), mostra que, ainda na segunda, vários eventos com queimadas foram registrados nas terras indígenas São Marcos e Raposa Serra do Sol. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nestes dois primeiros dias de outubro foram registrados 248 pontos de queimadas em Roraima.

A previsão é de que haja um aumento na quantidade de pontos registrados, uma vez que uma onda de calor intenso atinge o Brasil, sobre diversos efeitos, principalmente, do fenômeno El Niño.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here