Boa Vista e mais 11 capitais brasileiras registram temperaturas acima dos 35ºC. No entanto, o calor pode ser um pouco mais severo que a temperatura registrada, em solo boavistense, a sensação térmica é de até 38ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ainda conforme o Inmet, o Brasil está em alerta vermelho para uma onda de calor que atinge praticamente todo o território. O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
O alerta aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas. O aviso de instituto é válido até às 18h de terça-feira, dia 26. A elevação das temperaturas acontece devido ao fenômeno El Niño e ao aquecimento global, causado pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa.
A onda de calor intenso aumento o risco de insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica, fenômeno que inibe o desenvolvimento de nebulosidade e aumenta a temperatura da massa de ar.
Confira as mínimas e as máximas para este domingo nas 12 capitais afetadas pela onda de calor:
- Boa Vista: mín. 26°C/máx. 38°C;
- Belo Horizonte: mín. 19°C/máx. 35°C;
- Rio de Janeiro: mín. 22°C/máx. 38°C;
- São Paulo: mín. 20°C/máx. 35°C;
- Campo Grande: mín. 26°C/máx. 39°C;
- Cuiabá: mín. 28°C/máx. 42°C;
- Goiânia: mín. 22°C/máx. 38°C;
- Teresina: mín. 23°C/máx. 38°C;
- Manaus: mín. 25°C/máx. 35°C;
- Palmas: mín. 24°C/máx. 39°C;
- Porto Velho: mín. 24°C/máx. 37°C;
- Rio Branco: mín.23°C/máx. 37°C.