O prêmio Congresso em Foco, realizado pelo portal de notícias especializado em política, do grupo UOL, ocorreu na noite desta quinta-feira (21) em Brasília. Todos os parlamentares da bancada federal estavam concorrendo. Dos oito deputados federais, três deles foram condecorados. Um senador também venceu a premiação.
Foram apresentados os parlamentares que venceram nas categorias de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, por votação popular na internet. A novidade da edição de 2023 da premiação é que, pela primeira vez, o público também escolheu os deputados e senadores que mais se destacaram por região do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). O pleito virtual foi realizado entre 7 e 31 de agosto e contou com a fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Além da escolha popular, os parlamentares premiados também foram escolhidos por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por um júri especializado. Os jurados definiram, ainda, os melhores nas categorias “Defesa do Clima e Sustentabilidade”, apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e “Defesa da Educação”, oferecida pelo Todos pela Educação.
Os deputados de Roraima que venceram a premiação na categoria “Melhores na Câmara pela internet – região Norte” foram Duda Ramos (MDB), Nicoletti (União) e Stélio Dener (Republicanos).
Na mesma categoria só que referente ao Senado, em quarto lugar ficou o senador Hiran Gonçalves (PP).
O Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006 para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam