Foto: Reprodução

A Embrapa Roraima realizou o curso de “Atualização em monitoramento de incêndios florestais”, no auditório do QG do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. O curso contou com a participação de cerca de 50 profissionais que atuam na linha de frente de combate a queimadas e incêndios florestais no Estado.

O curso foi coordenado pelo pesquisador Haron Xaud, da Embrapa Roraima, e contou com o apoio e cooperação de palestrantes convidados de instituições parceiras; Corpo de Bombeiro Militar de Roraima- CBMRR, Defesa Civil, Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia – INPA, PREVFOGO, PRONAT/UFRR e Univ. Oxford e Lancaster, as instituições se uniram com objetivo de promover conhecimento e divulgar  tecnologias já disponíveis em prevenção, monitoramento e controle de incêndios florestais, visando reduzir perdas na produção agropecuária, na biodiversidade e outros impactos às populações na Amazônia (Roraima).

Durante o curso foram abordadas as seguintes palestras:

Degradação da Paisagem por Fogo na Amazônia (Dra. Érika Berenguer – Univ. de Oxford e de Lancaster / Dr. Haron Xaud – Embrapa Roraima),

Sistemas Disponíveis de Monitoramento de Fogo Ativo e Áreas Queimadas no Brasil (Dr. Haron Xaud – Embrapa Roraima);

Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento de Áreas florestais Queimadas em Roraima (MSc. Arthur Citó – INPA-RR);

Monitoramento e Ações de Prevenção e Combate a Queimadas e Incêndios Florestais em Roraima (StBM Richard Lopes – CBMRR/Def.Civil);

MIF: Manejo Integrado do Fogo (MSc. Parimé Lima – IBAMA/PREVFOGO – RR);

Prognósticos de Situação para 2023/2024: perspectivas de enfrentamento (Dr. Haron Xaud – Embrapa Roraima / Representantes do CBMRR/Def. Civil / StBM Richard Lopes).

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Gewrly, reforçou a importância da capacitação para os profissionais que atuam na linha de frente ao combate a incêndios e queimadas em Roraima.

Segundo ele, o curso é fundamental para que os profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da temporada de queimadas, que deve ser intensa em 2023, devido ao El Niño.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here