As Forças Armadas, em coordenação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), distribuíram 100 kits de ferramentas para as comunidades da Terra Indígena Yanomami (TIY), da região de Surucucu. Os kits são compostos por um machado, um terçado, uma enxada, um cavador, uma lima, uma foice, uma panela e mais um kit de pesca.
Conforme explicou o Coordenador Substituto da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana – CFPEYY, Cleyton Oliveira, a iniciativa se deve ao fato de que “a entrega de cestas de alimentos não deve perdurar por muito tempo, por ser uma medida emergencial. Assim, mais para frente, os indígenas precisam conseguir dar conta da própria alimentação, e isso vai ocorrer por meio do trabalho de roça mesmo, reduzindo os impactos de segurança alimentar na região”.
A solicitação de transporte dos kits de ferramentas foi feita às Forças Armadas pela Funai, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), e foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
A ação foi realizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, que é um esforço conjunto coordenado entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecido pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.