Foto: reprodução.

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará uma Sessão Especial Itinerante em homenagem aos vaqueiros e laçadores da região, em conjunto com a 1ª Festa do Vaqueiro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174, s/n, Distrito de Monte Cristo, Boa Vista, nesta sexta-feira (25), às 17h.

A festa, que segue até o dia 26, é alusiva ao Dia Estadual do Vaqueiro, comemorado anualmente em 22 de agosto. Instituída pela Lei nº 1.480/2021, a matéria é de autoria do parlamentar Eder Lourinho (PSD).

“Nesta Casa, foi aprovado um projeto que cria o Dia Estadual do Vaqueiro e, através desse projeto, em agosto, comemoraremos o mês do vaqueiro com esse evento. No dia 25, terá início ao meio-dia com um almoço na Estrada do Bom Intento, km 4, no Hotel Villas na Fazenda Cascavel, e, a partir das 15h30, uma cavalgada até o Dandãenzinho, onde faremos a sessão solene em homenagem aos vaqueiros”, esclareceu Eder Lourinho sobre a programação da festa.

Apoio conjunto

Proposto por diversos deputados, como Armando Neto (PL), Dr. Claudio Cirurgião (União), Eder Lourinho (PSD), Gabriel Picanço (Republicanos), Idázio da Perfil (MDB), Isamar Júnior (PSC), Marcelo Cabral (Cidadania), Odilon (Podemos) e Soldado Sampaio (Republicanos), a sessão atende às solicitações das entidades Associação dos Laçadores de Roraima e Associação dos Vaqueiros de Roraima, através dos ofícios nº 08/2023 e nº 013/2023, respectivamente.

Orgulho de Roraima

Durante a solenidade itinerante, será concedida a Comenda Orgulho de Roraima a diversos vaqueiros e laçadores que desempenharam um papel significativo no desenvolvimento econômico do Estado.

A honraria “Orgulho de Roraima” foi instituída pela Resolução Legislativa nº 10/2009 com o propósito de reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que tiveram atuações notáveis no Estado ou no antigo Território Federal de Roraima, transformando-se em símbolos de referência para a população.

“Serão homenageados os vaqueiros-raiz, aqueles que foram os pioneiros a desbravar Roraima. A pecuária foi um dos principais pilares do desenvolvimento do Estado, e antigamente, os vaqueiros conduziam o gado por longas distâncias, 100, 300 km, até o rio Caracaraí para o embarque para Manaus”, explicou Eder Lourinho.

Após a sessão, a Associação dos Vaqueiros proporcionará uma ampla gama de atividades, incluindo a prova de laço em dupla, show de viola e forró. No dia 26, haverá “Laço de Mourão”, a corrida de cavalos, a tradicionalíssima “Mesa da Amargura” e as emblemáticas Pega do Garrote e Pega do Leitão, tradições enraizadas na cultura vaqueira.

Confira a programação da festa 

Sexta-feira, 25/8

15h30 – Cavalgada (Bom Intento/Parque Dandãezinho

17h – Sessão Especial Itinerante da ALE-RR

18h30 – Prova de Team Roping

18h às 2h – Shows com bandas locais

Sábado, 26/8

9h30 – Laço de Mourão

15h – Corrida de Cavalos

17h – Prova dos três tambores

18h às 4h – Shows com bandas locais

21h – Pega do garrote; Pega do Leitão; e Mesa da Amargura

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here