Foto: divulgação/Cáritas

A Cáritas Brasileira, por meio do projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras, no estado de Roraima, realiza uma semana de ação itinerante em Pacaraima, cidade brasileira na fronteira do Brasil com a Venezuela. Neste mês de agosto, 9,2 mil pessoas migrantes venezuelanas deram entrada no país, na região, conforme painel de monitoramento do fluxo migratório da  ONU.

As atividades se iniciaram na segunda-feira (21) e seguem até a próxima sexta-feira, 25 de agosto, com a entrega de 1,7 mil kits de higiene pessoal para pessoas migrantes e refugiadas recém-chegadas; 2,5 mil brindes educativos em escolas municipais; além de um conjunto de formações sobre promoção de higiene, cidadania e acesso a direitos da pessoa migrante no Brasil.

Os kits de higiene, contendo produtos de primeira necessidade e particularidades para atender homens, mulheres e crianças migrantes em situação de vulnerabilidade e exclusão social, estão sendo entregues em espaços de acolhimento, mantidos pela Diocese de Roraima, e para a população de ocupações espontâneas do entorno da cidade fronteiriça.

Antes de entregues, os kits de higiene passam por uma vistoria, realizada pelos setores de Compras e Monitoramento do projeto Orinoco, para controle de qualidade e quantidade dos itens. Os kits são lacrados e abertos somente durante a distribuição. Procedimento que mostra cuidado com aqueles e aquelas que mais precisam, conforme detalhou Haroldo Queiroz, assessor local de Monitoramento.

O que constam nos kits?

  • Feminino: Bolsa em tecido, absorvente íntimo, shampoo, condicionador, desodorante, sabonete, creme dental, escova de dente, pente de cabelo, protetor solar/repelente, papel higiênico, sabão em pó, álcool gel, máscara de proteção.
  • Masculino: Bolsa em tecido, shampoo, desodorante, sabonete, creme dental, escova de dente, pente de cabelo, protetor solar/repelente, papel higiênico, sabão em pó, máscara de proteção, álcool gel.
  • Infantil: Bolsa em tecido, shampoo anti-lágrimas, condicionador infantil, toalha para banho, sabonete infantil, papel higiênico, gel dental infantil, escova de dente, pente anti-piolho, creme hidratante, máscara de proteção.
  • Crianças de 0 a 5 anos: Bolsa em tecido, shampoo, fraldas descartáveis, pomada anti-assadura, lenços umedecidos, fralda de pano, toalha para bebê, sabonete para bebê, creme hidratante.

A ação para a entrega dos itens básicos de higiene pessoal ocorre na Casa de Acolhida São José; Igreja Batista Independente (Suapi); Pastoral do Idoso; Pastoral do Migrante; e Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Já os brindes educativos são destinados para as escolas municipais Alcides da Conceição Lima; professor Raimundo Nonato; e Casimiro de Abreu. Neles constam: bolsa em tecido, gibi Super Orinoco, giz de cera, creme dental, escova de dente, sabonete infantil, lança bolhas, pente anti-piolho.

A atividade nas escolas municipais, com doação dos kits, apresentações lúdicas e teatrais, veio de uma parceria e solicitação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em Pacaraima, conforme explicou Jimena Herrera, assessora nacional da Cáritas.

“Esta ação se torna importante, pois dessa forma, a Cáritas Brasileira consegue transmitir mensagens sobre água, saneamento e higiene para o público infantil, que se torna o principal multiplicador deste tipo de informação nos núcleos familiares, ajudando na melhoria da qualidade de vida de todos eles”, comentou Jimena.

Acesso a informações seguras

Todos os momentos para a entrega dos kits, é iniciado com um conjunto de formação, realizado pelas equipes de Educação e Proteção, da rede Cáritas, sobre promoção de higiene e prevenção às doenças virais e bacterianas (com a orientação correta da lavagem de mãos); cidadania e acesso a direitos no Brasil.

“Entre as atividades de formação sobre direitos da pessoa migrante no Brasil, falamos do Estatuto da Criança e do Adolescente, da política do SUS e da importância em se ter acesso ao Sistema Único de Saúde, e sobre o direito trabalhista que a lei brasileira traz para a população migrante”, pontuo Ronildo Rodrigues, assessor local de Proteção da Cáritas em Roraima.

O assessor também destacou o trabalho feito em parceria com a igreja, no processo sinodal da Cáritas Brasileira. “Estamos trabalhando com as irmãs de São José, a Paróquia de Pacaraima, e o apoio da Cáritas Diocesana de Roraima, com a presença da Orilene Marques, que integra a diretoria da instituição”, citou Rodrigues.

As formações estimam alcançar um total de três mil pessoas, entre os espaços de entrega de kits e também das que passam pelo Posto de Interiorização e Triagem (PTRIG), da Operação Acolhida em Pacaraima.

Projeto Orinoco

Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras é um projeto da Cáritas Brasileira que atua junto à população migrante e refugiada venezuelana na região Norte e Nordeste do país. Hoje, a iniciativa se encontra em sua terceira fase e alcança cinco estados brasileiros: Acre, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.

Surgiu em 2019 e desenvolve ações de WASH, ligadas na prevenção contra a Covid-19. A partir de 2021, além de promover ações de acesso à água, saneamento e higiene, a iniciativa inclui o setor de Proteção, acompanhando as famílias vulnerabilizadas para que tenham acesso justo e igualitário a serviços essenciais no Brasil.

O atendimento conduzido por profissionais capacitados/as para acompanhar casos de Proteção visa: garantir o acesso a informações seguras, promovendo a autonomia das comunidades em buscar soluções para suas necessidades; mitigar danos provenientes de violações de direitos, por meio do referenciamento adequado; e incidir para que o Estado se responsabilize em garantir a assistência necessária prevista pelas políticas públicas nacionais.

O projeto recebe apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here