Foto: Divulgação/Forças Armadas

Durante uma ação conjunta, um garimpeiro, de 42 anos, foi preso com cassiterita, motoserra e outros equipamentos, na comunidade Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, nessa segunda-feira, 21. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 23, pelas Forças Armadas.

O homem foi detido por militares, que realizavam patrulha de rotina no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte. O suspeito não reagiu e se entregou sem resistência.

Na ocasião, a equipe de militares foi guiada por um servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) a uma barraca e apreendeu diversos materiais que estruturavam o local. Junto com o suspeito, foram apreendidos 1,5 kg de cassiterita, uma balança de grande porte, motosserras, motores de popa, uma balança de precisão, uma TV, além de mantimentos e combustível.

Na terça-feira, 22, o suspeito foi transportado para Boa Vista por uma aeronave das Forças Armadas e encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal.

A repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais integra uma das frentes da Operação Ágata Fronteira Norte, que é um trabalho coordenado entre as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências, de acordo com o Decreto nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11575, de 21 de junho de 2023.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here