A partir da próxima sexta-feira (25), a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) abre inscrições para o 17º Processo Seletivo para preenchimento de vagas de estágio extracurricular do curso de Direito.
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 30 de setembro para os acadêmicos matriculados a partir do 5º semestre, observando os requisitos dispostos no Edital.
No ato da inscrição, o candidato poderá manifestar interesse em estágio on-line. As vagas serão preenchidas conforme as necessidades da DPE-RR, durante o prazo de validade do processo seletivo. Há reserva de vagas para candidatos com deficiência, pretos e pardos, e candidatos indígenas.
A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva para preenchimento de vagas na capital e no interior, para atividades presenciais ou telepresenciais. O estagiário receberá bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo vigente e auxílio-transporte, no valor de R$100,00. A jornada de trabalho é de quatro horas diárias, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período.
O estagiário aprovado irá auxiliar um membro da Defensoria Pública, presencialmente ou on-line, acompanhando-o em atividades judiciais e extrajudiciais, exames de autos e documentos, realização de pesquisas, organização de notas e fichários, bem como em audiências e sessões do Tribunal do Júri e Tribunal de Justiça.
Os que forem desenvolver as atividades de modo on-line, deverão participar de atividades presenciais periódicas, sob a orientação do coordenador-geral do Estágio Forense.
O defensor público-geral, Oleno Matos, reforça a importância da atuação dos estagiários nos serviços prestados pela Defensoria e para a carreira pessoal de cada um.
“O estagiário é fundamental para o nosso trabalho e ele aprende muito também. A advocacia pública é um grande aprendizado que se leva para a vida profissional. Nós queremos a academia cada vez mais presente no dia a dia da Defensoria Pública, e uma das formas é a contratação de estagiários. Os estudantes vêm de todos os cursos de Direito do estado e se juntam aos nossos defensores e servidores, para a prestação dos serviços a quem mais precisa”, pontuou.
AVALIAÇÃO
Neste ano, o método de avaliação do Processo Seletivo será por análise do coeficiente de rendimento, feita pela comissão designada por meio de Portaria do Defensor Público-Geral do Estado. Será feita a avaliação do histórico escolar, para efeitos eliminatórios e classificatórios, obedecendo aos critérios determinados no Edital. O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.
A lista de candidatos inscritos, bem como os resultados de todas as fases do seletivo, serão publicados em edital e disponibilizados no site da DPE/RR www.defensoria.rr.def.br/estagioforense .