O ‘Dia D’ da campanha de multivacinação vai ocorrer neste sábado (19) em diversos pontos de Boa Vista. A ação, é uma parceria entre o Ministério da Saúde e os municípios brasileiros. Ela é voltada para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes com até 15 anos.
Os pontos de vacinação
Dessa forma, o Parque Germano Sampaio, nove unidades básicas de saúde (UBSs), Rodoviária Internacional de Boa Vista e os dois shoppings da cidade serão os pontos de vacinação.
Assim, das 14h às 20h, as salas de vacinas das unidades básicas estarão preparadas para atender o público-alvo da campanha. De forma estratégica, para atender todos os pontos da cidade, vão funcionar as seguintes UBS: Mariano de Andrade, Olenka Macellaro, Dr. Sílvio Botelho, Equatorial, Aygara Mota, Délio Tupinambá, Sayonara Maria Dantas, 13 de Setembro e Pricumã.
Do mesmo modo, as equipes dos pontos de imunização instalados nos shoppings, rodoviária e Parque Germano Sampaio irão atender a população das 15h às 21h.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Christianny Filgueiras, Boa Vista tem uma população diferenciada, devido à vinda de pessoas de outros países.
“É importante falar que não são apenas venezuelanos. A gente conta com outras nacionalidades que buscam nosso município como oportunidade e eles precisam estar vacinados. Vale ressaltar mais uma vez para a população. Quando há reintrodução de alguma doença no nosso país, não é porque alguém trouxe, mas sim, devido às baixas coberturas vacinais e falta da proteção com os imunobiológicos”, disse.
Zé gotinha
Além disso, a ação vai ter a presença do Zé Gotinha e do Diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti. Ele virá a Boa Vista para visitar alguns pontos de vacinação. A campanha integra a Movimentação Nacional pela Vacinação, prevista para ocorrer em todo o país de forma escalonada, com início nos municípios dos estados de Roraima, Maranhão e Pará, simultaneamente.
A campanha contra influenza
Durante os 15 dias da Multivacinação em Boa Vista, os profissionais de saúde seguem imunizando também contra a Influenza, campanha prorrogada até o dia 31 de agosto. Para terem acesso a ambos os serviços, será necessário apresentar a caderneta de vacina e cartão do SUS.