Todos os estados brasileiros, com excessão de Roraima, estão sofrendo com apagões e blackouts na manhã desta terça-feira (15). No país inteiro há registros de transtornos ocasionou pelas falhas na transmissão de eletricidade.
Transporte público, comércio, indústria, serviços, escolas e serviços públicos foram suspensos em diversos pontos do país. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.
O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.
Dados que mede o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.
A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW
Os dados do SIN mostram que houve, em dez minutos, perda de carga de mais de um quarto da energia do sistema.
Segundo o operador, a interrupção ocorreu devido a uma “abertura” da interligação Norte-Sudeste, às 8h31. Abertura é o jargão utilizado quando uma linha de transmissão sai do sistema elétrico.
A interrupção causou um corte no fornecimento de 16 mil megawatts (MW) de carga. O ONS afirmou ainda que a recomposição do sistema já foi iniciada – até as 10h09, já foram recompostos 7 mil megawatts (MW) de carga, de um total estimado de 16 mil MW. Afirmou ainda que a recomposição foi concluída nos Estados do Sul e Sudeste.