A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima se reuniu no fim da manhã desta terça-feira (8) para dar seguimento a apuração dos fatos envolvendo a denúncia sobre as mortes de três recém-nascidos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. O caso foi denunciado por um médico no fim de julho.
Entre as providências, foram solicitados os relatórios e procedimentos administrativos adotados pela Secretaria Estadual de Saúde para o esclarecimento do caso. Os membros da Comissão também solicitaram do Conselho Regional de Medicina (CRM) uma consulta técnica sobre possível infração ético-profissional.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Cláudio Cirurgião, ressalta que o Legislativo está apurando o caso, desde o dia que recebeu as denúncias, dentro das atribuições que cabem ao Parlamento. Após a análise dos documentos, a Casa deve elaborar um relatório a ser apreciado pelo Plenário para adoção das providências necessárias.
Entenda o caso
Conforme a denúncia, três bebês teriam morrido na unidade de saúde estadual, e a demora para realização do procedimento de hemodiálise e uso de cateter para adulto em uma das crianças podem ter contribuído para os óbitos.
O Ministério Público de Roraima abriu procedimento para investigar a denúncia protocolada no órgão sobre as mortes. O documento também foi encaminhado para o Conselho Regional de Medicina (CRM) e à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
A Sesau disse na ocasião desconhecer falta ou precarização nos procedimentos de diálise no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Disse ainda que vai apurar e investigar o assunto com o rigor que merece, a fim de verificar se houve ou não negligência.