Nesta semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através do Núcleo de Direitos Humanos em Roraima, participou de uma extensa programação alusiva a Semana do Coração Azul, evento comemorativo ao Dia Mundial, Nacional e Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, realizada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
Durante os eventos, foram realizadas palestras, seminários e panfletagem com o objetivo de sensibilizar a sociedade roraimense sobre a prevenção ao crime de Tráfico de Pessoas em todas as suas modalidades.
Na quinta-feira (27), na ALERR, foi realizado o II Seminário Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, com o tema: “Não se prenda na ilusão, sua liberdade vale mais”. Dentre os convidados do evento, estavam autoridades da segurança pública, representantes de órgãos de combate ao tráfico de pessoas e ONG’s.
Na sexta-feira (28), foram realizadas palestras e rodas de conversa na Escola Camilo Dias, com mais de 130 alunos participantes. No sábado (29), foram entregues panfletos relacionados ao tema, em frente a Unidade Operacional (UOP01), na BR 174, km 491, como forma de conscientização e prevenção aos usuários, através de informações sobre como identificar e denunciar esse crime.
Dentre as atribuições legais da PRF está o enfrentamento ao crime em suas diversas modalidades, em especial aos crimes contra os Direitos Humanos devido sua gravidade e impacto social, como tráfico de pessoas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho escravo, dentre outros.