Foto: Divulgação/Unifesp

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, nomeou Marcos Antonio Pellegrini para ser o coordenador do Distrito Sanitário Indígena Yanomami (DSEI-Y). A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira (26) do Diário Oficial da União.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1986), mestrado (1998) e doutorado (2008) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pellegrini tem experiência profissional na área de planejamento e organização de serviços de saúde entre povos indígenas.

O novo coordenador do DSEI também é professor do Instituto de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Marcos assume a coordenação do distrito, que estava vago após a saída de Leandro Alves Lacerda. Lacerda, que é enfermeiro, professor de história e atuante há 20 anos em comunidade indígena, foi nomeado coordenador em fevereiro deste ano. Na época, a nomeação contou com apoio da própria comunidade indígena de Roraima por já conhecer a realidade Yanomami. Dois dias depois, o coordenador foi acusado de desviar R$ 1,7 mil de um indígena para a própria conta bancária.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here