Foto: Semuc/PMBV

O Teatro Municipal de Boa Vista foi palco do concerto de abertura do 1º Festival Internacional Sesc de Música de Roraima na noite dessa quarta-feira, 19, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e a orquestra Jovem do SESC. O evento encantou o público e promete se consolidar como um marco para a cultura musical em Roraima.

O festival é uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do IBVM e da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC), que juntos buscam abranger estudantes, artistas, grupos e profissionais da arte musical. A ideia é mapear, conhecer e dar visibilidade ao trabalho de orquestras desenvolvido no estado de Roraima e nas diversas regiões do Brasil.

Alunos avançados e intermediários têm a oportunidade de participar de cursos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), prática de conjunto, regência, coral e ensaios abertos, incluindo aulas individuais e coletivas – masterclass.

De acordo com Maestro Beany Cabrera, diretor artístico do IBVM, o instituto tem buscado constantemente melhorar a qualidade dos músicos e realizar o sonho de promover um festival internacional.“O IBVM se uniu ao SESC através de uma parceria com a prefeitura para manter suas atividades, focando inicialmente em professores de cordas, lutier e sopro para a orquestra. Contudo, o plano é ampliar para trazer professores de todos os instrumentos e até expandir para música popular”, destacou.

O maestro destacou ainda que o concerto de abertura das orquestras sinfônicas deu a oportunidade para a população ter acesso gratuito à música erudita e formar uma plateia para esse estilo musical, que é pouco acessível para muitas pessoas no estado. Em torno de 65 artistas apresentaram as obras Sinfonia nº 5 de Jean Sibelius e Variações Enigma, de Edward Elgar.

“Além disso, o incentivo à cultura se faz presente em diversas atividades do evento, como a aula de prática coral, aberta para a participação da comunidade, estreitando o público das ações do projeto. Além disso, debates, mediações e uma roda de conversa com músicos nacionais e internacionais convidados, professores e produtores culturais, ampliam as possibilidades e experimentações no campo da música de concerto”, finalizou.

Quem não perdeu a oportunidade de conhecer o teatro e prestigiar o evento foi o policial federal, Lucas Viana. “Não é qualquer lugar em Boa Vista que podemos contemplar um evento como esse. Essa é a oportunidade que a gente tem de trazer as crianças, ter uma experiência mais refinada com música de qualidade. Por isso a prefeitura e o Sesc estão de parabéns”, disse.

A programação continua até o dia 28 de julho:

*Quinta-Feira, 20

Concertos de ensemble de madeiras, metais e percussão – 19h30 – Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana) – Rua Jaranã, S/N, Mecejana. Entrada: gratuita.

*Sexta-Feira, 21

Camerata de cordas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) – 19h30 – Paróquia Catedral Cristo Redentor – Praça do Centro Cívico, 133, Centro. Entrada: gratuita.

*Segunda-Feira, 24

Concerto dos Professores do Festival – 20h Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana) – Rua Jaranã, S/N, Mecejana. Entrada: gratuita.

*Terça-Feira, 25

Recital de alunos – 19h30 – Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana) – espaço aberto – Rua Jaranã, S/N, Mecejana. Entrada: gratuita.

*Quarta-Feira, 26

Ensemble de violoncelos – 19h30 – Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo – Rua Floriano Peixoto, S/N, Centro. Entrada: gratuita.

*Quinta-feira, 27

Quinteto de metais – 17h – Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima – Av. Ville Roy, São Pedro.

*Sexta-Feira, 28

Concerto de encerramento – 19h30 – Teatro Municipal de Boa Vista – Avenida Glaycon de Paiva, São Vicente. Entrada: ingresso R$ 10 + entrega de 2kg de alimentos não perecíveis na abertura do evento. Adquira o ingresso na Bilheteria Digital.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here