Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (20) que o Programa de Descarbonização da Amazônia será lançado em agosto. A ideia é reduzir o uso de óleo diesel na produção de energia na região. Com as medidas, o governo pretende substituir a matriz de combustível fóssil para fontes renováveis, diminuindo a emissão de gases causadores do efeito estufa na região.

“Nós lançaremos, na Amazônia, um dos maiores programas de descarbonização do planeta. O Norte do Brasil consome R$ 12 bilhões por ano de óleo diesel para tocar sistemas isolados da Amazônia. Nós faremos uma transição desse sistema isolado para uma energia lima e renovável, dando ao planeta uma sinalização clara do nosso esforço nesse sentido”, disse o ministro durante participação de seminário em Goa, na Índia, onde está para uma série de eventos e reuniões do G20.

Como primeiras iniciativas, Silveira citou o início das obras para conectar Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional), uma vez que o Estado é o único totalmente isolado da malha elétrica do país, e também a inauguração da interligação de Parintins (AM) ao sistema.

No evento, o ministro de Minas e Energia ainda afirmou que o uso do etanol e de biocombustíveis é um dos principais caminhos para a descarbonização. Ele voltou a afirmar que o governo deve aumentar a mistura de etanol na gasolina comum e estimular a produção de Combustível Sustentável de Aviação combinado com Diesel Verde.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here