Foto: arquivo/ Jackson Souza.

Quem vê de cima, se encanta com o formato em leque e as belezas da capital roraimense. De perto, logo entende o porquê desse nome ter sido escolhido. No próximo dia 9 de Julho, Boa Vista completa 133 anos de histórias e conquistas. E para celebrar a data, é tradição o boa-vistense vestir-se de vitalidade e disposição para participar da Corrida Internacional 9 de Julho, que esse ano chega à sua 21a edição.

Mais de 7,6 mil atletas se inscreveram neste que é o maior evento esportivo de Roraima, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. E, pela primeira vez, até os pets vão competir nas corridinhas. O alcance da corrida deve chegar a 13 mil pessoas, devido às participações sem inscrições, de acordo com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

Quem está empolgado, treinando com sua equipe de corredores, é o paratleta Maurício Moraes. Este ano, ele aguarda ansioso sua 9ª participação no evento. As medalhas que coleciona representam sua história de superação e perseverança, sendo um grande orgulho para amigos e familiares. Pela primeira vez, ele vai competir com a equipe Runners Team. Em edições anteriores, Maurício entrava na disputa individualmente.

“A minha história na 9 de Julho se iniciou em 2013, a convite de um amigo. Desde então, não parei mais. Fiquei maravilhado com a organização da prefeitura, com a estrutura, com o incentivo da galera no meio do percurso e com a recepção das pessoas na chegada. Comecei com 5 km e nos dois últimos anos, eu venho fazendo o percurso de 10 km. A prefeitura está de parabéns, nunca deixou a desejar em relação à organização da corrida”, declarou.

Maurício tem 28 anos, nasceu com má formação congênita nos membros inferiores. Por isso, a cadeira de rodas o acompanha a vida toda. No entanto, a deficiência física nunca o impediu de ser um atleta e superar os desafios diários. Ele também é faixa preta de jiu-jitsu.

“Me orgulho em poder ver mais pessoas se destacando em nosso tradicional evento de aniversário da capital. Maurício é um grande exemplo disso, pois representa um grande número de pessoas com deficiência que não perdem uma edição da corrida. A 9 de Julho é um evento que está no coração de todos da nossa cidade”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Saiba mais sobre as categorias e os percursos da 21ª edição da Corrida

21ª edição da Corrida Principal: O evento atrai pessoas não só de Roraima, mas de outros estados brasileiros e até estrangeiros. Este ano, são cerca de 6 mil atletas inscritos só na categoria principal, além dos que devem participar sem inscrição. Como todo evento democrático, além da população em geral, atletas de elite e servidores municipais, participam também os idosos e pessoas com deficiência.

A largada será no domingo, 9, ao lado do Portal do Milênio (Praça das Águas), na Avenida Ene Garcez. O percurso vai seguir em direção ao Centro da cidade, contornando à direita no Centro Cívico, entrando na Avenida João Pereira de Melo e seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas. As premiações variam de R$ 1.000 a R$ 8.500, dependendo da categoria e classificação, além de troféu e medalhas de participação.

Cadeirantes: Percurso de 5 km e 10 km – Largada às 16h40

Elite /Atleta Geral: Percurso de 10 km – Largada às 17h

Geral e Servidor Municipal: 5 km – Largada às 17h30

4ª Edição Corridinha Baby: Esta é umas das corridas mais “fofas” do evento. E por se tratar da Capital da Primeira Infância, os bebês não ficam de fora da diversão. Este ano, devem participar 500 crianças de 8 a 23 meses. A largada será no sábado, 8 de julho, a partir das 8h, no Ginásio Romerão, na Vila Olímpica Roberto Marinho.

Percursos/idade da criança: 3 m (de 08 a 10 meses); 5 m (de 11 a 12 meses); 8 m (de 13 a 15 meses); 10 m (de 16 a 18 meses); 12 m (de 19 a 23 meses).

8ª Edição da Corridinha Kids: Já a criançada maior vai esbanjar disposição nesta categoria, onde será dada a largada na pista de atletismo da Vila Olímpica Roberto Marinho, no dia 8 de julho, a partir das 8h. Participarão das provas 1.100 crianças e adolescentes com idade entre 2 e 13 anos.

*Percursos/idade da criança: 50 m (de 2 a 3 anos); 100 m (de 4 a 5 anos); 200 m (de 6 a 7 anos); 400 m (de 8 a 9 anos); 600 m (de 10 a 11 anos); 800 m (de 12 a 13 anos).

1ª Corridinha Pet: A novidade deste ano é a inclusão dos bichinhos de estimação nas comemorações de aniversário da capital. Os pais e mães de pets levarão seus animais para se divertirem na Vila Olímpica Roberto Marinho, no dia 8 de julho, a partir das 8h. Em torno de 100 pets devem participar desta primeira edição.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here