Foto: Jonathas Oliveira/Semuc BV.

Alegria, cores, muita diversão e uma dose extra de emoção! Assim foi a terceira noite de apresentações das quadrilhas no Boa Vista Junina 2023, na Praça Fábio Marques Paracat. Nessa quinta-feira, 22, o evento reuniu brincantes e torcidas eufóricas para um verdadeiro show de arte e cultura a céu aberto. A onda de sentimentos chegou em cada canto das arquibancadas lotadas.

“Êêê! Eu sou quadrilheiro e mando um beijo pra você”. Entre histórias encenadas, danças ensaiadas e uma animação sem fim, brincantes de seis grupos emocionaram cada pessoa que acompanhou da Arena Junina. Eles demonstraram mais uma vez que meses de preparação valem a pena quando se mostra um espetáculo de qualidade.

“Este ano o Boa Vista Junina mostra que as quadrilhas estão cada vez mais preparadas. O que estamos presenciando é um grande teatro a céu aberto. Os grupos estão desenvolvendo os temas com dramaturgias e muita configuração estética. É uma melhor que a outra, os jurados vão ter trabalho”, disse o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), Dyego Monnzaho.

CORAÇÃO DO SERTÃO — Os corações de 21 casais bateram forte ao abrir as apresentações na Arena Junina. O grupo de São Luiz emocionaram o público levando o tema “Meu Coração é do Sertão”. Através da arte, os brincantes relataram os desafios e conquistas do povo sertanejo em busca de uma vida melhor.

JOANINHA CAIPIRIA — Foi com o tema “Alice na Amazônia das Maravilhas”, que 20 casais fizeram a magia no tablado, contando de forma divertida essa clássica historinha infantil escrita por Lewis Carrol, numa adaptação regional e cultural. O grupo foi criado em 2010 na comunidade indígena Tabalascada, no município Cantá.

ESCOLA FORROZÃO — Com o tema “Makunaima e a grande Wazacar – A árvore da vida”, a Escola Forrozão levou 25 casais para contar a história de Makunaima, o filho do Sol e da Lua, que protege a vida dos povos da floresta e luta contra a degradação do meio ambiente. Eles usaram a lenda roraimense para envolver o público nas questões ambientais e a mensagem principal foi a preservação da Amazônia. Foi um show de conscientização no tablado.

ESPANTALHO JUNINO — Os 16 casais do grupo apresentaram a “Saga de Vaqueiro” como tema e encantaram o público com muita alegria. O grupo apresentou uma disputa acirrada de vaquejada e levou os espectadores ao delírio com as perdas e glórias de um vaqueiro apaixonado. quadrilha emocionou com a despedida do animador Jadson Melo, último ano dele no grupo.

MATUTA ENCANTÁ — A impressionante apresentação da Matuta Encantá movimentou o tablado com o tema “Meu Sertão é Aqui”. Foi com amor, sonhos e alma nordestina que os 20 casais apresentaram as lembranças de um Sertão Alegre no Maior Arraial da Amazônia.

GARRANXÊ — A última quadrilha da noite foi a Garranxê, que este ano trouxe o tema “Maria Bonita, A História Nunca Contada”. Os 31 casais souberam usar bem a arte, animação e a sincronia para impressionar o público enquanto contavam relatos da vida da cangaceira. O grupo teve o cuidado e preocupação em mostrar a força da mulher brasileira e a importância de serem livres de pressões psicológicas e tudo que as prendem ao medo. O grito do público foi tão alto quanto os disparos das armas dos cangaceiros.

Matando as saudades – Caio Guimarães, de 24 anos, já foi brincante desde os 10 anos de idade e fez amigos para a vida ao longo dessa jornada. Ele não deixa de prestigiar as apresentações das quadrilhas e relembra com carinho de quando tudo isso fazia parte da sua rotina. “O Boa Vista Junina evoluiu através dos anos e é maravilhoso acompanhar tudo isso. A acessibilidade na Arena Junina é um exemplo disso. O preparo das quadrilhas é árduo e ver o resultado é emocionante”, disse.

Confira a programação desta sexta-feira, 23, quarta noite de festa:

Arena junina

19h – Guerreiros de Jorge (Emergente)

20H – Macedão (Acesso)

21h – Namoro Caipira (Acesso)

22h – Coração de Estudante (Especial)

23h – Coração Caipira (Especial)

00h – Furacão Caipira (Especial)

Shows

19h – Gabriel Carreiro e Banda

20h – Kell Silva e os Parentes

21h – Anne Louise Sanfoneira e Banda Flor do Norte

22h – Daméric e Banda

23h – Vatazim do Piseiro e Banda

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here