Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Senado instalou nesta quarta-feira 14 uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação de ONGs na Amazônia. A CPI será presidida pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM).

A instalação acontece após quatro anos de tentativas para abrir uma investigação parlamentar sobre o financiamento de organizações sem fins lucrativos. O requerimento foi lido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em 4 de abril.

O relator do colegiado será o senador Márcio Bittar (União-AC). A CPI será composta por onze titulares e sete suplentes, entre eles os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Beto Faro (PT-PA) e Teresa Leitão (PT-PE).

Plínio Valério afirmou que o colegiado não tem o objetivo de “demonizar as organizações não-governamentais” e terá como foco o financiamento das entidades que atuam na Amazônia.

“Vamos investigar aquelas ONGs denunciadas, que pegam dinheiro lá fora e aqui dentro, não prestam contas e gastam entre si 80% do que arrecadam”, declarou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here