O Conselho de Ética do Senado decidiu abrir, nesta quarta-feira (14/6), procedimento disciplinar contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), flagrado com dinheiro na cueca em 2020. O parlamentar foi alvo da operação Desvid-19, que apurava desvios de recursos da saúde em Roraima. O colegiado volta aos trabalhos depois de quase seis anos.
O pedido de investigação contra o senador foi apresentado pelos partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania. Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator do caso.
Além de Chico, os senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN), Jorge Kajuru (PSB-GO), Cid Gomes (PDT-CE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também serão alvo de processo disciplinar.
O senador foi alvo da mandados de busca e apreensão em Boa Vista, para apurar desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia da covid-19. À época, eram investigadas contratações realizadas no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde envolvendo aproximadamente R$ 20 milhões que deveriam ser utilizados no combate à covid-19.