O Senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) repudiu a visita do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, ao Brasil, nesta segunda-feira (29). O líder chavista esteve em Brasília para se reunir o presidente Lula (PT) e retomar as relações diplomáticas entre os dois países.
“Manifesto total repúdio ao Governo Lula em permitir a presença do ditador venezuelano, Nicolas Maduro em nosso país. É um desrespeito aos brasileiros, que sentiram na pele as consequências da imigração venezuelana, em especial o meu estado de Roraima”, disse Mecias.
“Antes de fazer qualquer acordo bilateral, o Governo Federal deveria exigir q o governo venezuelano tratasse com decência seu próprio povo. Sinalizar a retomada da compra de energia para abastecer Roraima é um retrocesso, afinal a Venezuela mal consegue manter sua própria energia”, continou.
O encontro
“Temos pressa de retomar as relações com a Venezuela e toda a América do Sul. Nossos ministros têm que conversar mais, empresários dos dois países devem conversar mais, universidades devem falar mais de ciência e tecnologia. É preciso que os empresários brasileiros voltem a investir na Venezuela e na América do Sul e restabelecer mecanismos auspiciosos de cooperação como já tivemos”, disse o presidente Lula, na chegada do venezuelano.
O encontro em Brasília reforça a retomada das relações diplomáticas com o país vizinho, interrompidas durante a gestão passada, em um processo de normalização das relações bilaterais que inclui a reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a recente designação do Embaixador da Venezuela no Brasil.