A primeira-dama de Roraima, Simone Denarium, foi eleita por 17 votos a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). O pleito ocorreu nesta segunda-feira (22), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
Logo após a eleição, os deputados leram o Decreto Legislativo que indica Simone Denarium ao cargo. Agora, o governador Antonio Denarium (Progressistas)é quem vai fazer a nomeação da esposa. Eleita, agora, Simone Denarium poderá analisar as contas, assim como os processos relacionados a Denarium no Governo.
A eleição para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado girou em torno de polêmicas devido à participação da primeira-dama. A Assembleia Legislativa recebeu três pedidos de impugnação de candidatura da Simone Denarium, no entanto, a Comissão Especial Externa, responsável pelo processo de indicação, indeferiu todas e a definiu como apta a participar do pleito.
Além disso, o Ministério Público de Roraima (MPRR) recebeu denúncia sobre o deferimento da candidatura da primeira-dama. Da mesma forma, o Ministério Público Federal (MPF) recebeu uma denúncia, também relacionada à candidatura de Simone Denarium. Ela pede que o órgão apure omissão por parte da Comissão Especial Externa.
Para o advogado Manoel Leocádio de Menezes, autor da Representação, o deferimento de candidatura da primeira-dama é um “ato lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa”. Portanto, ele pedia a nulidade da medida.