Representantes da bancada federal de Rorarima participaram do evento - Foto: Vosmar Rosa/MT

Espinha dorsal na infraestrutura de Roraima, a BR-174/RR terá 252 quilômetros de extensão recuperados e cerca de R$ 100 milhões investidos em serviços de manutenção. A retomada das melhorias foi autorizada nesta terça-feira (16), com a assinatura de três ordens de serviço pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Conhecida como Manaus-Boa Vista, a BR-174 tem um total de 715 quilômetros de extensão e é considerada fundamental para a integração nacional e sul-americana, fazendo fronteira com a Venezuela. A rodovia é estratégica para a logística da região, uma vez que recebe o tráfego das rodovias lindeiras como as BR- 210/RR, BR-431/RR, BR-432/RR e BR-433/RR.

O segmento da BR-174 que será recuperado também é considerado imprescindível para o desenvolvimento regional por ser o corredor de suprimento de óleo diesel vindo de Manaus (AM) para alimentar termelétrica de Boa Vista (RR), garantindo a segurança energética do estado. O fluxo diário estimado é de 80 carretas para este fim.

“Nós assumimos o governo com a rodovia em estado muito ruim. Vamos intensificar nossos esforços para recuperá-la”, afirmou o ministro dos Transportes, ressaltando que a BR-174/RR é um importante corredor para suprir o estado de óleo diesel.

Trabalhos

Com a medida, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) devolverá à rodovia as condições adequadas de trafegabilidade e de segurança viária. O prazo de execução dos contratos é de 24 meses e os lotes estão divididos da seguinte forma:

• Lote 1.4: Igarapé Caleffi – Caracaraí – 85,4 quilômetros de extensão; R$ 28,9 milhões em investimentos.

• Lote 1.2: Igarapé Seabra – Igarapé Arruda – 79,6 quilômetros de extensão; R$ 36,7 milhões em investimentos.

• Lote 2.2: Entroncamento RR-400 Pedra Pintada – Pacaraima (Venezuela) – 86,9 quilômetros de extensão; R$ 34 milhões em investimentos.

Orçamento

“Esse ano teremos R$ 312 milhões alocados no orçamento para Roraima. Esse valor ainda pode aumentar dependendo do desempenho da economia. Isso representa mais de duas vezes o que foi aplicado no ano passado pela gestão anterior”, disse Renan Filho. Estão previstos para Roraima R$ 232,7 milhões para manutenção e outros R$ 80 milhões para construção e adequação de trechos, incluindo orçamento e restos a pagar.

Participaram da solenidade de assinatura a secretária nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, e o diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão. O evento também contou com a presença, via videoconferência, do governador de Roraima, Antônio Denarium, do ministro do Tribunal de Contas da União Jhonatan de Jesus, e de um grupo de parlamentares representantes do estado.

1 comentário

  1. – Se quiserem, realmente, recuperar a BR-174, entreguem a obra ao EB. O 6º BEC está aí, detentor de incomparável know how em pavimentação. Não podemos esquecer que se a referida rodovia se manteve perfeitamente utilizável por 40 anos, é porque foi implantada por essa instituição, que sabe o que está fazendo, faz em tempo recorde e, como não maracutaia, o preço é sempre muito inferior ao de qualquer empreiteira. Aliás, exemplos não faltam, em que obras ao EB entregue foi concluída em tempo menor que o cronograma e, ao final, foi devolvido recurso que sobrou. É assim que tem que ser, fazer com competência e sem roubalheira.

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