O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (10), os altos preços de energia elétrica em Roraima em comparação ao resto do país. O parlamentar destacou que o estado é isolado do Sistema Interligado Nacional (SIN) de distribuição, o que leva à necessidade de geração de energia por termelétricas que consomem mais de 1 milhão de litros de diesel por dia.
“Para amenizar esse preço, o Brasil oferece a Roraima recursos da ordem de R$ 1,1 bilhão por ano, a título de compensação para a aquisição desse combustível. Mas não é suficiente para dar àqueles brasileiros que represento o acesso à energia com preços compatíveis com o resto do país. A nossa energia cara e instável tem dificultado a vida e o desenvolvimento do nosso povo”, disse.
Rodrigues afirmou que as estradas danificadas pelo alto fluxo de caminhões de diesel e a grande distância de centros produtores contribuem para tornar a vida em Roraima muito mais cara do que no resto do país. O senador disse estar trabalhando incansavelmente para avançar na construção do Linhão de Tucuruí, que ligará Roraima ao SIN, e também para que a Venezuela volte a fornecer energia elétrica de boa qualidade a preços bem inferiores aos de termelétricas.
O parlamentar também destacou que o estado tem uma das gasolinas mais caras do Brasil e que o mesmo fenômeno se repete com o gás de cozinha GLP.
“Como podemos dinamizar a economia de Roraima, torná-la competitiva, com preços básicos do processo produtivo tão superiores ao encontrado no resto do território nacional? Essa é uma pergunta recorrente em relação a esses pilares que são os pilares da economia: combustível, gás e energia”, concluiu.
Mecias de Jesus é contra
No Twitter, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), se mostrou contrário à compra de energia da Venezuela para abastecer Roraima:
“O governo federal sinalizou que pretende comprar energia da Venezuela, para abastecer Roraima. Pura perda de tempo. Como é de notório conhecimento, nada funciona no vizinho país, pois tudo se encontra sucateado.”, publicou.
“Isso é apenas uma desculpa, com o intuito de repassar recursos financeiros públicos para aquele país. Apelo ao presidente da República para que impeça tal medida. Roraima precisa mesmo é de segurança energética com a construção urgente do Linhão de Tucuruí”, concluiu.
– O Senador Chico Rodrigues afirma estar preocupado com os Roraimenses que representa. A mim, não! Me recuso a ser representado por político estúpido e corrupto.
– O Senador Mecias de Jesus tem razão ao afirmar que isso é mais uma manobra do atual governo corrupto para entregar recursos do Povo Brasileiro ao seu cupinxa ditador Nicolás Maduro, assim como faz com a ditadura de Cuba com o programa +Médicos.
– Todo mundo sabe (menos o Chico Rodrigues), que a Venezuela sequer consegue abastecer de energia o seu próprio território, pois todos os dias ocorre apagão em alguma região. Como, então, conseguiria enviar energia a Roraima?
– A considerar, também, que a energia que o Sistema de Guri fornecia juá era, naquela época, de péssima qualidade. Imagine agora que o pa´si inteiro mais parece um depósito de descarte de ferro velho.
– Conselho a Chico Rodrigues: Pare de insultar o Povo. O que você já fez é mais que suficiente para devolvê-lo à vala do ostracismo. E não esqueça, 2026 é logo alí…