Chico Rodrigues (PSB) e Dr. Hiran (PP) integram a comissão. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quinta (4), os senadores da comissão que acompanha a crise humanitária dos Yanomami aprovaram requerimento de convocação para ouvir a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, sobre acusações públicas recentes contra o governador Antonio Denarium (PP) e políticos de Roraima, por supostamente fomentarem o garimpo ilegal nas terras Yanomami.

Em reunião da comissão temporária que analisa a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros do território indígena, o senador Dr. Hiran (PP-RR) pediu a convocação da ministra dos Povos Indígenas para esclarecer declarações de que o governador de Roraima, Antonio Denarium, estaria incentivando e fomentando garimpo ilegal nas terras indígenas. Dr. Hiran defende medidas de desenvolvimento socioeconômico no estado para evitar atividades garimpeiras.

Também foram aprovados outros requerimentos, entre eles, o requerimento que pede informações urgentes ao ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre os últimos conflitos armados no território dos indígenas.

 

1 comentário

  1. – O senador tem toda razão na postulação.
    – 9 em cada 10 i8ndígenas, apresentam o mesmo perfil: querem tudo do bom e do melhor (e com prioridade), nada produzem, agridem a todos e, invariavelmente, posam de vítimas. E Sua ExcelÊncia, a Ministra Guajajara não refoge ao padrão.
    – Se tem boca para dizer o que quer, tendo ou não razão, haverá que ter ouvido para escutar o que não quer e arcar com as cponsequências de seus atos. Na hora de “exigir” seus direitos, alega que é cidadão, mas na hora de arcar com os deveres correspondentes que ser inimputável e voltar à tutela estatal.
    – Chega dessa patuscada toda.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here