Foto: Nucri TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) agora funciona 100%  com energia solar. A consolidação da conquista foi feita na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, após a inauguração da última unidade do programa Lumen, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.

Com a nova usina de energia solar funcionando, o Poder Judiciário de Roraima atinge a totalidade  dos prédios, tanto na capital quanto nas comarcas do interior, operando a base de energia limpa e renovável.

O presidente da Corte de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, afirmou que com a economia gerada pelo Lumen, o Poder Judiciário poderá investir em vários setores da prestação jurisdicional

“Nós somos o primeiro Tribunal com 100% de energia solar. Eu queria que vocês sentissem o mesmo orgulho que eu sinto de pertencer a um Tribunal de excelência, que pensa no futuro das próximas gerações”.

O desembargador Cristovão Suter deu início, durante a gestão de 2021/2023, presidida por ele, a substituição da matriz energética tradicional pela solar em todas as unidades do Poder Judiciário. O desembargador afirma que inaugurar a última unidade durante as comemorações de 32 anos do Judiciário roraimense foi especial.

“100% de energia limpa e renovável representa uma economia significativa, serão mais de dois milhões de reais economizados por ano e mais do que isso é um presente para gerações futuras, é um exemplo do Tribunal de Justiça de Roraima em relação a preservação do nosso meio ambiente”.

Foram instaladas no Fórum Cível 655 placas solares, somando cerca de 3.300 módulos  instalados em todos os prédios, capital e interior.

Segundo o assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Engenheiro Adrianno Matheus da Silva, com o funcionamento das usinas de energia solar, desde a primeira unidade instalada em 28 de julho de 2022, na Comarca de Mucajaí, o TJRR já teria resultado em uma redução de 756 toneladas de gás carbônico (CO²) lançados a atmosfera.

“O programa Lumen hoje conta com 3.300 módulos instalados, dá para fazer uma potência total de dois megawatts instalados. Isso significa um avanço na sustentabilidade, energia limpa, sustentável e podemos dizer que o Tribunal consome 100% de energia limpa”.

O secretário da Secretaria Extraordinária de Atração de Investimentos, Aluízio Nascimento, destacou a importância do programa Lumen não só para o Poder Judiciário, mas também para toda a população.

“É um ato forte, é o primeiro do Brasil. Nós enquanto roraimenses podemos nos orgulhar disso, parabéns a toda a administração pela atitude”.

A primeira unidade do Poder Judiciário de Roraima a contar com energia solar, localizada no município de Mucajaí, foi inaugurada em julho de 2022. Desde então foram inaugurados, em ordem, a unidade de energia solar nos prédios das Varas da Infância e Juventude, Caracaraí, Pacaraima, Alto Alegre, Fórum Criminal, prédio Administrativo, Bonfim, São Luís, Palácio da Justiça e agora o Forum Civel Advogado Sobral Pinto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here