Foto: Ibama

Mais duas aeronaves empregadas ilegalmente em atividades relacionadas ao garimpo na Terra Indígena Yanomami foram destruídas esta semana pelo Ibama em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, 20 aeronaves usadas para transporte de insumos e pessoas em territórios isolados da área demarcada já foram destrídas.

Após a interrupção do fluxo de embarcações pelos rios Uraricoera e Mucajaí para impedir a entrada de suprimentos, o abastecimento das instalações garimpeiras passou a ocorrer essencialmente pela via aérea.

A extração ilegal de ouro e cassiterita ocorre de maneira descontrolada na região, contaminando rios com mercúrio, destruindo florestas e favorecendo a propagação de malária entre os povos originários.

As condições precárias de segurança das aeronaves, em total desacordo com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e a dificuldade de acesso aos locais em que são encontradas tornam necessária a destruição desses equipamentos pelos agentes.

A operação visa enfraquecer as atividades de garimpo e solucionar a crise humanitária que assola as terras Yanomami. O Ibama permanecerá por tempo indeterminado na região.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here